Fotos: Taís Fortes
Fotos: Taís Fortes

Quem passar pelo Pavilhão da Agricultura Familiar durante a 23ª Expoagro Afubra terá a oportunidade de visitar três empreendimentos de Mato Leitão que estão expondo e comercializando produtos no local. Neste ano, conforme a organização da feira, 216 estabelecimentos, oriundos de 89 municípios gaúchos, estão no espaço e oferecem produtos como queijos, embutidos, panificados, doces, geleias, mel, melado, vinhos, espumantes, cachaças, artesanato, plantas e flores.

Da localidade de Palanque Pequeno, no interior da Cidade das Orquídeas, Moisés de Borba Ribeiro e a mãe dele, Ladi de Borba Ribeiro, marcam presença na Expoagro desde 2012 com as Rosas do Deserto. Eles só se ausentaram nos anos da pandemia de Covid-19, quando a feira precisou ser cancelada. “Todos os anos estamos presentes com bastante flores e com novidades”, relata Ribeiro.

Segundo ele, anualmente são compradas novas variedades de rosas do deserto para fazer enxerto. “Conhecemos muitos produtores do Brasil e quando temos variedades novas trocamos material genético”, comenta. Eles também trabalham com sementes crioulas há cerca de dois anos. Elas também são comercializadas durante a Expoagro, mas junto ao Espaço da Emater.

“Como o estande é pequeno, tem uma amiga minha que está vendendo minhas sementes de feijão. Realizamos uma troca e um ajuda o outro”, compartilha. Durante os quatro dias da Expoagro, que é considerada a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a expectativa de Ribeiro é vender cerca de 200 pés de rosas do deserto com flores e mil mudas da planta. “Normalmente a pessoa que vira cliente volta todos os anos”, comenta.

Moisés Ribeiro, das Rosas dos Desertos, participa de mais uma edição da Expoagro Afubra (Foto: Taís Fortes)

Artesanato

Diferente de Moisés e Ladi Ribeiro, com o empreendimento Rosas do Deserto, Vera e Cláudia Schmitt, que são mãe e filha, estão estreando no Pavilhão da Agricultura Familiar. Elas participam do espaço com o Energize Seu Lar, ateliê localizado em Palanque Pequeno e dedicado à confecção de produtos artesanais que são enviados para todo o Brasil.

“A estrutura do estande é muito boa e eles nos fornecem sacolas para entregarmos os produtos aos clientes e sinal de internet. O estande também é entregue já montado”, salienta. Cláudia e Vera levaram para a feira itens produzidos a partir de elementos da natureza. Inclusive, um dos requisitos para conseguir o espaço é que os produtos tenham, pelo menos, 70% de matéria-prima rural. “Unimos materiais como folhas de coqueiro, trigo, vime, palha de milho, pedras e conchas”, explica.

O trabalho é realizado pelas duas e ainda pelo pai de Cláudia, Adriano Schmitt. “A parte que envolve madeiras e os cortes, que é mais pesada, é o pai quem faz. A mãe trabalha mais com as guirlandas e eu com as pinturas em gesso e porta incensos. Cada um tem uma função”, conta Cláudia. A perspectiva de mãe e filha é muito positiva. “Aqui [na Expoagro], cada dia vem excursões de cidades diferentes. Temos a expectativa de que vamos vender muito. Esperamos que tudo”, projeta Cláudia.

Mãe e filha, Vera e Cláudia Schmitt, estão expondo e comercializando produtos de artesanato através do ateliê Energize Seu Lar (Foto: Taís Fortes)

Chips de aipim

A Agroindústria Horta e Sabor, localizada na estrada para Vila Arroio Bonito, também participa pela primeira vez do Pavilhão da Agricultura Familiar. “A expectativa é que venha muita gente e que eu consiga vender bastante. Tudo foi preparado com muito carinho”, relata uma das proprietárias do empreendimento, Márcia Wildner.

No total, foram levados para a Expoagro Afubra cerca de 900 pacotes de chips de aipim para serem comercializados até a sexta-feira, 28, divididos nos sabores tradicional (sal), calabresa e churrasco. Para prepará-los foi necessária uma semana. “O aipim vem da lavoura, é descascado, lavado e fatiado para depois ser frito. São vários processos e é tudo artesanal”, descreve Márcia.

Este é o terceiro ano que os proprietários da agroindústria participam de feiras, locais onde acontecem as principais vendas do estabelecimento. O empreendimento já esteve presente em eventos como a Expovale+Construmóbil, em Lajeado, na FestLeite, em Anta Gorda, na Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, na Festa da Pitaya, em Sério, além da Festa das Orquídeas, em Mato Leitão.

A agroindústria Horta e Sabor também comercializa produtos na Feira da Agricultura Familiar, que ocorre semanalmente em Mato Leitão e de eventos em Lajeado e Estrela. Além das vendas durante a Expoagro, a intenção de Márcia é tornar o produto conhecido. “Depois as pessoas podem me chamar no WhatsApp e fazerem encomendas, porque meu número está na embalagem”, menciona.

A abertura oficial do evento ocorreu na manhã da terça-feira, 25. O prefeito da Cidade das Orquídeas, Arly Stöhr (Flecha), o vice-prefeito Luciano Vargas e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Devanir Heinen, acompanharam a solenidade. A 23ª Expoagro Afubra ocorre até a sexta-feira, 28, no parque localizado no quilômetro 161 da BR-471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. O horário de visitação é das 8h às 18h e a entrada é gratuita.

Com os chips de aipim da agroindústria Horta e Sabor, Márcia Wildner está estreando no Pavilhão da Agricultura Familiar (Foto: Taís Fortes)