Empreendimentos de Venâncio Aires presentes na Expointer

-

A 47ª Expointer, maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, teve início no fim de semana e segue até o dia 1º de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. No primeiro dia do evento, o Pavilhão da Agricultura Familiar apresentou um grande movimento de visitantes, com um aumento de 11,48% nas vendas em comparação com 2023. O pavilhão alcançou um total de R$ 1.020.554,50 em comercializações. No ano passado, o total de vendas no primeiro dia foi de R$ 915.479,60.

Entre os 413 empreendimentos presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar estão algumas empresas de Venâncio Aires: Vegetais Sabores da Querência, Casa do Mel Schwendler, Bolachas Tia Leci e Cutelaria G’Bohn. De Linha Maria Madalena, no interior de Venâncio Aires, a agroindústria Bolachas Tia Leci participa da feira desde 2012 e é representada no evento por Marnei Rubens Becker, 49. A agroindústria oferece a comercialização de bolachas coloniais e artesanais, de natal, manteiga, mel broa e rosca, todos os dias, até 1º de setembro. Marlei é proprietário, junto da esposa Lisiane Inês Becker, 43, filha da Tia Leci, já falecida, que deu origem ao nome da agroindústria.

De Linha Maria Madalena, localizada no interior de Venâncio Aires, a agroindústria Bolachas Tia Leci participa da feira desde 2012 (Foto: Arquivo pessoal)

Becker observa que o movimento tem sido positivo e espera ótimas vendas durante os nove dias de exposição.“Quando participamos de feiras como a Expointer, a expectativa sempre é boa e de vender todos os produtos que trazemos. O mais gratificante é ver as pessoas procurarem o nosso negócio, com lembranças dos anos anteriores. Elas guardam o rótulo e nos procuram”, comenta o expositor. A agroindústria iniciou na primeira edição da Fenachim, em 1986, e desde lá, as bolachas também são comercializadas em estabelecimentos no interior de Venâncio Aires, para a Cooprova [utilizadas na merenda escolar] e demais empreendimentos na Capital do Chimarrão.

GRA Máquinas e Escola do Chimarrão na Expointer

Além das agroindústrias, a GRA Máquinas, representante oficial da XCMG no Brasil, está em destaque com sua linha completa de maquinários, incluindo um modelo de caminhão elétrico pela primeira vez na feira. O diretor comercial da empresa, Fagner Schwengber, destaca o intenso movimento e as boas perspectivas para superar as vendas do ano anterior. “Estamos com exposições como plataformas, máquinas de terraplanagem e asfalto. São cinco anos de presença em uma das maiores feiras para o agro da América do Sul”, completa.

Segundo Schwengber, a grande maioria dos fornecedores da linha agrícola está circulando na feira e esse é um dos motivos para estarem presença na Expointer. “É importante receber os clientes e convidar para conhecer o escritório em Venâncio Aires. O movimento está intenso, significativo, além da temperatura estar colaborando”, ressalta.

Como já é tradição, a Escola do Chimarrão marca presença na Expointer, no Galpão José Carlos Haas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de preparar e renovar o mate, além de conhecer os benefícios do chimarrão. O diretor-executivo Luís Rodrigues destaca a importância de estar presente na feira, especialmente após as dificuldades enfrentadas devido aos eventos climáticos recentes. “A presença da Escola do Chimarrão representa também uma reconstrução, porque tivemos uma série de dificuldades para estar aqui, em virtude de todos os acontecimentos climáticos que ocorreram no município”, diz.

“É um espaço muito bem preparado, com muito carinho, para sempre receber as pessoas e continuar sendo digno de ser embaixada de Venâncio Aires, como sempre o Pedrão [Pedro Schwengber, falecido em maio de 2023] falava. Estamos com uma equipe reforçada para o atendimento aos finais de semana, das 8h às 18h”, explica.

A presença de Venâncio Aires na Expointer também foi marcada pelas soberanas da Fenachim, com a rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Ana Flávia Dornelles e Larissa Maciel, acompanhadas pelo casal social Jairo e Giovana Bencke. Eles visitaram o evento para divulgar a próxima edição da festa e participaram de um ato comemorativo pelos 200 anos da imigração alemã.

Soberanas da Fenachim: rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Ana Flávia Dornelles e Larissa Maciel (Foto: Divulgação)


Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido