Na última terça-feira, 27, a Sede Campestre da Apae sediou o 18º Encontro Regional do 8º Conselho das Apaes, do qual Venâncio Aires faz parte. O evento contou com a presença de cerca de 220 profissionais que atuam nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da Capital do Chimarrão, de Cruzeiro do Sul, Lajeado, Estrela, Encantado, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Taquari e Arvorezinha.
A atividade contou com a palestra ‘Movimento Apaeano: menos estresse e mais saúde’, com a escritora e palestrante Cristiane Hinterholz, que é especialista no desenvolvimento do comportamento resiliente. Para a diretora da Apae Venâncio Aires, Grazieli Winkelmann, o momento foi uma espécie de presente para as equipes.
“Um dia que paramos, nos encontramos, trocamos ideias, construímos experiências e fortalecemos vínculos. Apesar de cada Apae ter a sua realidade, o nosso trabalho é o mesmo, estamos lutando pela causa da deficiência. É sempre um momento muito bonito e alegre. As experiências nos fortalecem e com elas construímos muito”, salientou.
“A deficiência não impossibilita ninguém de ter autonomia e independência. Todos nós somos únicos e temos potencialidades e dificuldades. Então, só precisamos focar na potencialidade de cada um e, com certeza, ninguém está ou é impossibilitado. Todos somos capazes.”
GRAZIELI WINKELMANN
Diretora da Apae Venâncio
Objetivo alcançado
A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla encerrou na quarta-feira, 28, com o Encontro de Autodefensores, na Apae de Teutônia. Antes disso, houve roda de conversa com o tema ‘Apae Venâncio Aires: quem somos e o que fazemos’, sessão de cinema para os alunos e o Dia da Família, realizado no último sábado, 24.
Na oportunidade, houve apresentação do grupo de danças alemãs Die Schwalben e dos estudantes com a peça teatral ‘Nossa história: quem somos e o que queremos’. De acordo com Grazieli, foi possível atingir os objetivos propostos pela programação e todas as atividades promovidas foram muito significativas. Ela também ressaltou que a temática norteadora da programação neste ano buscou evidenciar o trabalho realizado nas Apaes e a identidade dessas entidades.
“Tivemos uma semana bastante intensa e muito significativa aqui na nossa instituição e em todas as Apaes em âmbito nacional. Esta semana é muito bem organizada e preparada, porque é a semana na qual intensificamos a fala sobre as políticas públicas e a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência, tendo como principal objetivo evitar e prevenir o preconceito”, avaliou a diretora da Apae de Venâncio.