Com o tema ‘Exu abre caminhos, é só você ter fé’, o 2º Encontro de Quimbandeiros, realizado pelo Povo de Terreiros de Venâncio Aires, ocorrerá no dia 9 de março, às 22h, no Centro de Eventos Lenz, localizado no Parque do Chimarrão.
O professor e sacerdote religioso Everson de Xangô explica que o evento busca reunir, através do movimento do povo de terreiro de matriz africana, os simpatizantes da religião. “O intuito é conscientizar as pessoas e fazer entender o culto de Quimbanda. Para que sejamos reconhecidos não como algo negativo, mas que possam saber que lançamos a paz para todas as religiões. Com ênfase na união do povo de matriz africana”, comentou.
Além de Everson, também são os organizadores do evento Pai Zeca de Ogum, Pai João de Agandju, Mãe Yná de Oyá, Mãe Josy de Oxum, Mãe Jana de Oyá, Mãe Danusa de Oba e Pai Sergio de Iemanjá. Representantes de municípios como Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Bagé, Porto Alegre, Encantado, Lajeado e Montenegro também estarão presentes no evento. Os tamboreiros Guian de oxalá, Guilherme de xangô, Yago de Ode, Juninho de oxalá e Hezequiel de Ogum, ficam a cargo dos alabes.
“É preciso que cada interessado em participar leve seu kit, para que juntos, todos façam a magia com o povo de Exu”, lembra Everson. Durante a noite, também será feita uma ação solidária. Todos estão convidados a contribuir com um quilo de alimento não perecível. Os itens serão doados para a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires e famílias carentes do município. O apoio do evento é da Prefeitura de Venâncio Aires e da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.