Engenharia Mecânica do IFSul Venâncio inicia em fevereiro

-

A primeira turma do curso superior de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus de Venâncio Aires contará com 32 alunos e as aulas iniciarão em 19 de fevereiro de 2024. Este será o segundo curso de graduação da instituição, que tem, desde 2022, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Segundo o diretor do IFSul, Geovane Griesang, foram 174 candidatos inscritos no vestibular – que foi realizado no dia 19 de novembro, através de uma prova de redação, ampla concorrência e cotas para metade das vagas (16) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a outra metade das vagas (16). O curso contará com 10 semestres (cinco anos) e, para oferecer a modalidade, a entidade deixou de ofertar o Técnico Subsequente em Refrigeração e Climatização. Os recursos do curso serão empregados na nova graduação.

O primeiro semestre da Engenharia Mecânica contará com seis disciplinas e, a princípio, são previstos oito professores, dividindo a turma em atividades que necessitem de prática, ou mesmo atuando dois professores em conjunto em situações que necessitem de maior apoio para melhor fixação dos conhecimentos específicos da disciplina.

Segundo o coordenador Imar de Souza Soares Júnior, o curso contemplará em torno de 60 disciplinas (podendo variar para mais, caso o aluno deseje realizar mais de uma disciplina eletiva). Ele afirma que um curso deste porte pode trazer perspectivas promissoras. “O lado bom de termos uma escola que ofereça cursos superiores, com um nível de formação interessante, é que atrai a atenção de investimentos para a região, prospectando novos empregos e potencializando a economia local”, explica.

“Virmos a ser reconhecidos como um polo formador de profissionais, de elevada competência, tende a atrair novas empresas ou mesmo ampliação das já existentes e que conseguem absorver nosso egresso.”

IMAR DE SOUZA SOARES JÚNIOR

Coordenador do curso

Áreas de conhecimento

• Eixo formativo de Fabricação: Disciplinas diretamente ligadas às bases da formação do engenheiro mecânico, sendo a estrutura fundamental da formação de nossos alunos.

• Eixo formativo Térmico: Aborda conceitos relacionados à atividade térmica. Normalmente, em instituições de ensino, carecem de conhecimentos mais aprofundados ou práticos para a formação de um profissional que venha a atuar nesta área.

• Eixo formativo de Automação: No meio industrial, os conceitos relacionados à automação já circulam há muitas décadas. Contudo, recentemente houve grandes impulsionadores desta tecnologia, resultando em conceitos que fundamentam a chamada indústria 4.0 e dão base para pesquisas relacionadas a 5.0 e 6.0, como pode ser visualizado em artigos que abordam este tema por pesquisadores europeus.

• Eixo formativo Básico: Nas disciplinas deste eixo que a fundamentação de conceitos deverá surgir, sendo a ponte imprescindível que permitirá aos nossos alunos compreenderem os conceitos específicos do universo da Engenharia Mecânica.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido