Escola Mariante passa a ter Ensino Médio em tempo integral

-

Após as incertezas dos últimos anos, com a interdição de dois prédios e período de aulas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires, a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante, de Vila Mariante, no interior do município, recebeu uma ótima notícia no início deste ano. Agora, a escola passa a disponibilizar tempo integral para o Ensino Médio, de forma gradativa, a iniciar pelo 1º ano.

Com a meta estabelecida pelo Governo do Estado de ter 50% das escolas estaduais com Ensino Médio oferecendo a modalidade integral até 2025, Venâncio Aires iniciará a oferta para os alunos da Escola Mariante. Além disso, as escolas Wolfram Metzler e Crescer também estavam aptas, mas as comunidades escolares optaram por não aderir ao modelo.

Segundo o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, foram realizadas assembleias com alunos, professores e pais da Escola Mariante, para definir o interesse para que o educandário passasse ao novo formato. “Foi aprovado e será feito de forma gradual. A turma que ingressa no 1º ano passa a ter tempo integral e continua até ficar 100%”, explicou o coordenador, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra 105.1. A Escola Mariante retoma as atividades letivas com a nova modalidade no 19 de fevereiro.

Investimento

De acordo com Pinho de Moura, a instituição recebeu, no início de janeiro, além do recurso tradicional, R$ 80 mil a mais, para realizar manutenções necessárias para acolher os alunos. Ainda recebeu mobiliários novos e outros investimentos, para que possa iniciar o programa com comodidade e conforto para professores e estudantes. “Vai contar, também, com orientador educacional 40 horas por semana e supervisão. Na realidade, o aluno é o grande beneficiário, pois além do turno, receberá quatro refeições e um ensino mais técnico e profissional”, afirmou.

Expectativa

A nova modalidade gera boas expectativas para a equipe diretiva da Escola Mariante. Conforme a diretora Naira Elisabeth da Rosa, esta é uma oportunidade do estudante se comprometer mais com o aprendizado e ser protagonista. “É um Ensino Médio que tem o desejo de que o aluno seja mais atuante no seu processo educacional e, assim, prepare-se mais para a vida, buscando e aproveitando todas as possibilidades”, comentou. Segundo ela, os alunos poderão planejar os projetos de vida – novidade do Ensino Médio – e terão os professores como apoiadores. “Será desafiador, mas acreditamos na proposta”, destacou a diretora.

Serão aulas e atividades diferenciadas. Os alunos ficarão nove horas na escola e, assim, será possível trabalhar em grupos e ter estudos orientados para tirar dúvidas e buscar aprender o que não foi compreendido em sala de aula. “O aluno cria uma rotina de estudos e percebe que, seguindo esta rotina e buscando conhecimento, o aprendizado acontece e se potencializa. Ele se sente capaz”, complementou.

A equipe diretiva e professores da Escola Mariante participan, nesta semana, de uma formação promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS), no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, com o objetivo de preparação para o novo modelo. Serão abordadas as bases teóricas e metodológicas da modalidade, a matriz curricular atualizada com novos componentes e a Tecnologia de Gestão Educacional, além do plano de ação da secretaria.

“O jovem precisa sonhar mais e buscar esses sonhos, almejar um futuro maior, que vá além do que ele pensa ser possível e, hoje, a escola como um todo, precisa oportunizar momentos, aulas e orientações que visem isso.”

NAIRA ELISABETH DA ROSA

Diretora da Escola Mariante

Saiba mais

1 A expansão do Ensino Médio em tempo integral é uma ação prioritária do Governo do Estado. A iniciativa busca garantir novas oportunidades de aprendizagem e protagonismo a todos os jovens da rede de ensino.

2 O novo modelo apresenta uma proposta pedagógica multidimensional, integrada às dinâmicas da atualidade e ao desenvolvimento das competências cognitivas socioemocionais.

3 O sistema foi ampliado, com a adesão, em 2024, de mais 94 unidades de ensino, passando de 111 para 205 instituições em tempo integral. Esse número representa 18% das escolas da rede estadual.

4 O projeto prevê transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral e atingir um índice de 25% de matrículas nessa modalidade.

(Fonte: Governo do Estado RS)

Wolfram e Crescer optaram por não aderir do modelo

Além da Escola Mariante, outras duas instituições de Venâncio Aires, Crescer e Wolfram Metzler, que já contam com ensino integral para alunos do Ensino Fundamental, foram incluídas na possibilidade do programa para o Ensino Médio. No entanto, as comunidades escolares optaram, neste momento, por não aderir ao modelo.

Segundo o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, as comunidades foram consultadas e não quiseram o tempo integral. “Foi bem impactante, pois apostamos nesse programa e, mais do que nunca, acreditamos muito no aluno apto ao mundo do trabalho quando ele está em tempo integral na escola, com carga horária maior, mas respeitamos a decisão das comunidades em não aceitar”, destacou.

A diretora da Wolfram Metzler, Daiane Soda, disse que a escola realizou todo o processo, com todos os segmentos e, na assembleia de pais com o Conselho Escolar, decidiu-se pela não adesão. “A justificativa dos pais é que os filhos precisam ajudar em casa e que buscam cursos e trabalho no período livre”, explicou. Procurada pela reportagem durante a semana, a diretora da escola Crescer, Susana da Rosa, afirmou que o corpo diretivo está de férias e só poderia retornar os questionamentos na sexta-feira, 2.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido