O Governo do Estado está em negociação com a empresa Rota de Santa Maria, concessionária da RSC-287 no trecho de Tabaí a Santa Maria, sobre a possibilidade de antecipar os trabalhos de duplicação em Vila Mariante e Vila Estância Nova, no interior de Venâncio Aires. A obra, nesse momento, ocorre em dois pontos: Tabaí e Santa Cruz do Sul.
A reportagem conversou, nesta sexta-feira, 31, com a assessoria do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, que confirmou que o assunto está sendo debatido. Segundo o Executivo estadual, a intenção é que os trechos reconstruídos de forma emergencial, por conta da enchente do rio Taquari, em maio do ano passado, sejam prioritários. No entanto, a pasta adota tom de cautela quanto a uma decisão final.
No ato que marcou o início das obras, em novembro do ano passado, o prefeito Jarbas da Rosa afirmou que a expectativa era que a duplicação em Venâncio Aires começasse ainda no primeiro semestre de 2025.
Mudança no planejamento
Embora no cronograma original constasse que os perímetros urbanos de Tabaí e Santa Cruz fossem priorizados na duplicação, em julho, a Rota de Santa Maria chegou a anunciar que a região do 2º e 9º distritos de Venâncio seria priorizada, justamente para aproveitar a construção de quatro desvios feitos após a cheia.
No entanto, em setembro, o planejamento tomou outro rumo, justamente por conta de um pedido feito pelo Estado, por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, para que os termos do contrato de concessão fossem respeitados.