caminhada paz
Última edição do evento ocorreu em 2019 (Foto: Arquivo Prefeitura)

A União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) promove na segunda-feira, 26, a partir das 8h30min, a Caminhada pela Paz. A atividade é alusiva ao Dia Estadual de Prevenção à Violência Escolar no Rio Grande do Sul e deve reunir alunos e professores de escolas públicas e privadas.

Conforme o professor e assessor da Uesva, André Henckes, a programação contará com a participação de grêmios estudantis, integrantes das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), coordenadores regionais, alunos de escolas da região e autoridades regionais e estaduais das áreas de educação e segurança pública. O  vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, é uma das autoridades aguardadas.
Estão confirmadas as presenças da coordenadora do Núcleo de Cuidado e Bem-Estar  da Seduc/RS, Salete Maria Kirst, e do juiz e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

A iniciativa conta com apoio do Setor de Educação da Paróquia São Sebastião Mártir, da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação e do Núcleo de Cuidado e Bem-Estar Escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Trajeto

A caminhada terá saída em frente ao quartel da Brigada Militar e o trajeto será guiado pela unidade móvel da Rádio Terra FM. Na frente da sede da 3ª Companhia será lida uma carta de apoio e agradecimento aos servidores da segurança pública e será dado um abraço simbólico na instituição. O documento será entregue ao comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Rodrigo Schoenfeldt, e à capitã da 3ª Companhia, Michele da Silva Vargas. Em seguida, os participantes caminharão até a Igreja Matriz São Sebastião Mártir para um manifesto público pela paz.

Para Henckes, a caminhada pela paz tem como objetivo promover a sensibilização dos estudantes e da população em geral para a importância da cultura da paz. “Neste ano, a caminhada quer também fazer um agradecimento à segurança pública do nosso município, especialmente à Brigada Militar, que vem realizando um belo trabalho de acompanhamento e apoio às escolas. Com esse movimento, a Uesva também quer manter viva essa tradição da Caminhada pela Paz, que já acontece há muitos anos aqui em nosso município”, frisa.

Na história – A data da Caminhada pela Paz foi escolhida para marcar os 11 anos da lei estadual que dispõe sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), na rede estadual do Rio Grande do Sul.

  • Se houver necessidade de o evento ser remarcado por questões climáticas, a decisão será comunicada às escolas e aos veículos de imprensa ainda neste domingo, 25, para melhor organização dos participantes, especialmente daqueles que são de outras cidades e terão que se deslocar até Venâncio. Em caso de adiamento, o evento será reagendado para 3 de julho.