Atualizado às 16h48min
Na manhã desta sexta-feira, 26, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro esteve em Venâncio Aires, durante agenda em que visitou outros municípios da região e do estado. O político foi recebido por seguidores e simpatizantes da direita em um caminhão aberto, no Posto Chama, na RSC-287. O ex-presidente foi recebido com aplausos e gritos de ‘mito’ pelo público presente e discursou por cerca de 10 minutos.
Bolsonaro afirmou que sua intenção era passar uma mensagem de esperança, que não tem obsessão pelo poder, mas deseja continuar servindo à pátria. Também disse que a direita e o conservadorismo sempre existiram. “É preciso votar com a razão, não com a emoção. Votou errado, já era”, comentou o líder do PL.
O político abordou a tragédia do estado após as enchentes e declarou que compartilha da dor dos gaúchos, que de acordo com ele devem continuar com vontade e perseverança. Bolsonaro ressaltou o dia 6 de outubro, que marca as eleições municipais de 2024. “Boa sorte nas escolhas. Escolham bem, como se fosse um casamento”, disse.
O ex-presidente aproveitou o momento para falar sobre questões defendidas pela direita, como a liberdade de expressão, armamento e busca pela verdade. Após a passagem por Venâncio Aires, Bolsonaro gravaria com a TV Pampa e antecipou que falaria sobre as eleições na Venezuela e a condenação em segunda instância de Luciano Hang, presidente da rede de lojas Havan, por ter chamado um arquiteto de “esquerdopata”.
No fim da visita, Bolsonaro entregou um presente ao pequeno João Pedro Reginatto, de 4 anos, por meio do pai, Adriano Reginatto, proprietário do Posto Chama. “Quando ele tiver a idade certa, tu passa a medalha pra ele”, sugeriu Bolsonaro a Reginatto. O objeto, chamado de ‘medalha dos 3Is’, tem dizeres como ‘Clube Bolsonaro’, ‘imbrochável’, ‘imorrível’ e ‘incomível’.
Lideranças
Também estiveram no evento lideranças políticas locais e estaduais ligadas ao Partido Liberal (PL) e Partido Progressistas (PP), como os pré-candidatos a prefeito e vice de Venâncio Aires, Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), respectivamente; o deputado federal Marcelo Moraes (PL); a deputada estadual Kelly Moraes (PL); e os vereadores Ezequiel Stahl (PL) e Diego Wolschick (PP). Cerca de 300 pessoas participaram do evento.
O deputado federal e que também foi líder de governo de Bolsonaro, Marcelo Moraes, ressaltou que “Venâncio recebeu a visita do maior líder político de direita do mundo, um grande amigo e que caminha com a minha família há muitos anos.”
Moraes, que foi um dos organizadores do evento, disse que levou até o ex-presidente números das pré-candidaturas do PL pela região, que chega em quase todos os municípios, e combinou a visita que, segundo ele, devia desde a época da presidência. “É uma satisfação grande ter este líder em Venâncio e ver a quantidade de pessoas de verde e amarelo, com a sua bandeira. A direita é forte e convicta. Na época, foram quase 70% dos votos dele aqui”, afirmou.
O pré-candidato a prefeito de Venâncio Aires, Maciel Marasca, repercutiu que é um movimento histórico a presença do ex-presidente no município. “A população compareceu e mostrou que o movimento conservador, que preza pela família, religião e bons costumes é forte aqui”, observou.
Região
- Na tarde de quinta-feira, 25, o ex-preside Jair Bolsonaro esteve em Santa Cruz do Sul. A estimativa é de que 15 mil pessoas tenham comparecido ao evento na cidade vizinha. A agenda no Rio Grande do Sul também incluiu recepções em Caxias do Sul, Teutônia e Canoas. Neste sábado, 27, ele estará em Porto Alegre.