Exercícios físicos: aliados para colocar o corpo e a mente em ordem

-

Corpo são, mente sã. Pode parecer conselho de vó, mas é a mais pura verdade – e com base científica. O bem-estar do corpo reflete na mente e vice-versa. Por isso, em momentos de ansiedade pré-prova ou na hora de decidir algo importante, um jogo de futebol ou uma corrida podem fazer uma diferença e tanto e garantir o foco e a concentração.

A profissional de Educação Física do Sesc, Sandriele da Silva Soares, 34 anos, afirma que os exercícios físicos ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse que geralmente atormentam a vida dos estudantes nos períodos pré-vestibulares e provas importantes. A explicação para isso é que o corpo é acionado por diversos hormônios. Quando eles estão desregulados, causam uma desordem física e mental. É a atividade física que tem o poder de equilibrar corpo e mente, reduzindo assim estes hormônios causadores da desordem.

Para manter o corpo e movimento, Sandriele enfatiza que não há exercício certo ou errado, mas sim o que melhor se adapta à rotina, ao tempo e promove o bem-estar. “O importante é fazer alguma atividade e manter a constância. Minha dica é experimentar. Faça caminhadas, corrida, meditação, dança, yoga, pilates, musculação, esportes coletivos, bicicleta, funcional e escolha aquela que faz teu corpo feliz”, incentiva. Ela ressalta também a importância de ter sempre o acompanhamento de um profissional qualificado ao realizar qualquer exercício.

“Há uma infinidade de modalidades esportivas. Com certeza, tem alguma especial para trazer qualidade de vida a cada pessoa. Se permita conhecer, praticar, experimentar e vivenciar. O que não pode é ficar parado.”
SANDRIELE DA SILVA SOARES
Profissional de Educação Física

O que acontece no corpo quando nos exercitamos?

• A profissional de Educação Física do Sesc, Sandriele da Silva Soares, explica que o mais comum, quando uma pessoa se exercita, é a liberação de serotonina e endorfina, conhecidos como hormônios da felicidade e bem-estar.
• Esses hormônios têm papel importante na diminuição dos sintomas da ansiedade e estresse, pois atuam nas áreas do cérebro ligadas ao prazer. Quando a prática é feita de forma regular, os hormônios têm a capacidade de fazer com que a pessoa goste ainda mais de praticar atividades físicas.
• Sandriele também explica que, com o corpo em movimento, existe um aumento do número de sinapses das células do sistema nervoso, que é quando um neurônio manda uma mensagem para o neurônio vizinho através de impulsos nervosos. Com essa comunicação entre as células nervosas, acontece uma adaptação importante para o cérebro funcionar de modo eficiente. Assim, os benefícios começam a aparecer, como a melhorias na qualidade do sono, no funcionamento do sistema digestivo e no humor.

De olho no prato

Além de se exercitar, ter uma alimentação saudável é muito importante para ficar com o corpo e a mente em dia. Entre as dicas estão ‘desembalar menos e descascar mais’ e beber água, que é fundamental para o transporte de sustâncias como o oxigênio, nutrientes e sais minerais.

Trabalhar o emocional para combater a ansiedade

Um dos jovens que está vivendo a experiência de provas e pré-vestibular ‘na pele’ é Kauã Muriel Kässler, 17 anos. Ele é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monte das Tabocas e, no momento, estuda para a provas das disciplinas da turma e também já pensa no Enem. Para o futuro, almeja se graduar em Física ou em Programação.

Kauã destaca que é adepto das práticas esportivas para ajudar a manter o emocional controlado e evitar a ansiedade e a pressão que sente nos períodos de provas. O jovem faz atividades físicas pelo menos quatro vezes na semana, jogando futebol, vôlei e basquete, além das caminhadas até Linha Ponte Queimada, onde reside.

“Quando fico impossibilitado de ir Aos jogos, percebo que fico mais ‘para baixo’ e minha energia já cai. São os esportes que contribuem e aliviam nos momentos mais difíceis.”
KAUÃ MURIEL KÄSSLER
Estudante

Foto: Alvaro Pegoraro


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido