Exposição Regional de Orquídeas teve mais de 900 plantas

-

Começou na sexta-feira, 9, e se encerrou no domingo, 11, a 12ª edição da Exposição Regional das Orquídeas Laelia purpurata, promovida pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado. A atividade ocorreu no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, no Centro.

Além de flores disponíveis para visitação, houve a comercialização de plantas, feita por sete orquidários, com variadas espécies e, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, a venda de produtos de agroindústrias do município e feira de artesanato.

Segundo o presidente do Nova, Sílvio Jaeger, 912 plantas foram expostas e participaram 127 expositores e 20 associações de todo o estado, oriundos dos municípios de Três Coroas, Lajeado, Porto Alegre, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Teutônia, Caxias do Sul, Ijuí e Feliz, entre outros. Foram entregues 66 premiações.

“Tivemos uma exposição muito bonita, o público foi bom. Apesar do calor, que atrapalhou um pouco, foi uma boa exposição. Fizemos uma boa retomada, com plantas lindas. Quem veio, se apaixonou pela exposição”, destaca Jaeger.

Uma das expositoras foi a venâncio-airense Edi Stroher, de 69 anos. Ela se associou ao Nova em 2003 e sempre participou de eventos, sendo vencedora de vários concursos. Nesta exposição, teve uma planta premiada e outras expostas. “É uma terapia, quase um hobby pra mim. Cultivo meu orquidário e, mesmo que dê trabalho, é prazeroso”, afirma.

Quem aproveitou o domingo de sol para visitar a exposição foi Vera Fuchs e Erich Fuchs, ambos de Lajeado. Vera, que tem 60 anos, visitou pela primeira vez o evento na Capital do Chimarrão e se diz maravilhada com a beleza das plantas. “Visito outras exposições também. Sou uma mini-orquidófila, apenas para o nosso lazer, e aqui simplesmente estou encantada, vou sonhar com todas elas”, comenta.

66

Foi o número de plantas premiadas na exposição.

Casal Vera e Erich Fuchs se impressionaram com a beleza das orquídeas. (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido