Uma viagem no tempo sob o olhar feminino. Este é o propósito da segunda Exposição Cultural organizada pelo Clube de Leituras de Venâncio Aires. Inscrito sob o termo de fomento 2118/2024, o evento ‘O feminino no Clube de Leituras’ está marcado para acontecer entre amanhã, dia 11, e domingo, dia 15, no Auditório Avelino Klein, nas dependências do Clube, localizado na rua Júlio de Castilhos.
A abertura, agendada para as 19h, tem presença confirmada de diversas mulheres que contribuíram para a história da entidade. “É com imensa alegria que preparamos uma exposição ressaltando o feminino no Clube. Aquelas mulheres que se doaram com paixão, com muita alegria e com muito talento no decorrer da história”, exalta a responsável pelo setor cultural do Leituras e curadora da exposição, Voní Eidt.
No espaço, haverá estandes, fotos e registros que ilustram a relevância que lideranças femininas têm para o Clube de Leituras há décadas. Serão homenageadas debutantes, secretárias, integrantes do grupo de bolão, atletas do vôlei feminino, rainhas do Carnaval, Lions Clube Melvin Jones e esposas de ex-presidentes, entre outras. A organização ressalta que todas as mulheres que passaram pelo Leituras foram convidadas.
De quinta-feira, 12, a domingo, 15, a exposição fica aberta das 14h às 18h. A entrada é franca e o evento é aberto à comunidade. “Nós estamos com ótimas expectativas, aguardando o público para reviver memórias afetivas e também valorizar a cultura e o passado do clube com a alma feminina em evidência”, convida Voní.
Mulheres invisíveis
O primeiro espaço com que o visitante terá contato foi montado com quadros vazios, como forma de lembrar das mulheres que tiveram participação significativa dentro do Clube de Leituras, mas que, devido ao tempo e à dificuldade com os registros, ficaram no anonimato. “Nós temos muitas mulheres que foram invisíveis, então essas molduras sem fotos são uma forma de simbolizar essa contribuição”, explica a responsável pelo evento.
Carnaval
Outro espaço que terá destaque dentro da exposição será o traje de Lúcia Costa, ex-rainha do Carnaval do Clube de Leituras, que desfilou no Rio de Janeiro, representando a entidade, em 1993.