Na noite desta terça-feira, 3 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires sediou uma audiência pública sobre a falta de mão de obra formal no município. Uma proposta do vereador Tiago Quintana (PDT), por meio da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo (Ceic), da Câmara de Venâncio Aires.
Em pouco mais de duas horas de duração, o encontro reuniu representantes de empresas, entidades e Poder Público para troca de ideias sobre o problema enfrentado no município com a grande oferta de vagas de trabalho e baixo número de pessoas interessadas.
Participaram da mesa que conduziu o encontro os vereadores Tiago Quintana e Sandra Wagner, a presidente do Legislativo, Claidir Kerkhoff; a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão; o presidente da FGTAS, José
Scorsatto; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.
Uma das pautas centrais apresentadas foi o problema dos benefícios sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, com a falta de fiscalização e dados inconsistentes apresentados pelos beneficiários. A falta de estímulo dos jovens em criar vínculos e prospectar o crescimento nas empresas também foi pauta do encontro.
Quintana ressaltou algumas medidas que já podem ser adotadas a partir de agora, como fiscalizar os mais de 600 beneficiários do Bolsa Família declarados como unifamiliar, para conferência da necessidade do benefício. Ele também destacou um contato com o Governo Federal para que o município tenha autonomia do bloqueio dos benefícios no caso de inconsistências.
Um novo encontro ficou pré-agendado para daqui a seis meses para novos alinhamentos e definições. “Foi um primeiro momento muito positivo, com engajamento do setor produtivo e dos sindicatos que representam os trabalhadores, além de agentes políticos. Ficou claro dentro de um fórum formal o que pode ser feito, elencar as ideias, problemas e possíveis soluções”, destacou.