(Foto: Leonardo Pereira)
(Foto: Leonardo Pereira)

A manhã deste domingo, 2, será marcada pela emoção em Vila Mariante, interior de Venâncio Aires. Está marcada para este dia mais uma edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da localidade. Neste ano, o evento é especial por ser o primeiro após a enchente histórica do rio Taquari em maio do ano passado, que devastou o segundo distrito.

A programação contará com procissão com a imagem da santa, que sairá do Porto do Santuário (Santinha) por volta das 9h30min, seguindo até o pavilhão da comunidade, onde ocorre a missa às 10h. Ao meio-dia, será servido o almoço, um galeto com saladas ao preço de R$ 25. À tarde, não haverá programação.

Expectativa para a Festa dos Navegantes

O presidente da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Roni Maria, relata que a saudade do convívio é grande – atualmente, ele reside no bairro Cidade Alta. “É uma tristeza ver a Vila nesse estado. Temos uma história muito importante lá e o Mariante está dentro da gente. Mas é desolador”, destacou, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM.

Saiba mais: Símbolo de resistência, imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi restaurada

Após reformas na igreja e no pavilhão, a comunidade mantém uma missa mensal, como forma de reencontro entre os moradores, que estão distribuídos pelo município e em outras cidades. Roni Maria acredita que apenas 10% dos moradores retornaram para Mariante. “Esperamos encontrar mais pessoas, é um momento que todos estão esperando.”

Para a tesoureira da comunidade, Teresinha Graef – que foi uma das últimas a sair da localidade durante a enchente de maio -, ainda que esteja morando na cidade, o sentimento é de uma “nação sem território”. “O nosso lugar está difícil de ser habitável. Mas não pensamos em abandonar. Do futuro não sabemos muito, só sabemos que fizemos a coisa certa em recuperar a comunidade”, relembrou, emocionada.

“A nossa festa sempre teve muito forte a religiosidade e até um sincretismo, pela relação à Iemanjá. Vamos refletir sobre fé, gratidão e esperança, pois estamos vivos e é um recomeço. As dores e perdas foram enormes, mas o amor e solidariedade, nunca imaginei receber.”

TERESINHA GRAEF

Tesoureira da comunidade

Devoção

• No domingo, 2 de fevereiro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado em diversos municípios gaúchos banhados por rios, entre eles Porto Alegre. Nesta data, são realizadas procissões que levam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a santuários e igrejas.

• Nesta data também é celebrado o Dia de Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’. Ela faz parte da religião do Candomblé e de outras religiões afro-brasileiras e é a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, além de ser protetora dos lares, das crianças e gestantes.