Desde sábado, 15, uma comitiva de Venâncio Aires está na Feira de Hannover (Hannover Messe), na Alemanha, a maior de tecnologia para a indústria do mundo. Composta pelo prefeito Jarbas da Rosa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, e o vice-presidente de Indústria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira, a equipe venâncio-airense tem visitado estandes e empresas durante os dias do evento.
De acordo com o chefe do Executivo, a rotina tem sido corrida, com visitação a estandes e empresas e palestras. Segundo ele, os principais temas são a descarbonização, inteligência artificial na digitalização industrial e investimento em qualificação profissional como, por exemplo, em serviços de Tecnologia da Informação (TI). “As grandes empresas já iniciaram estes processos no Brasil. A eficiência energética e a sustentabilidade ambiental também são destaques em todas as falas”, destacou.
Battisti enfatizou que as grandes empresas do mundo estão presentes e tecnologias avançadas como, por exemplo, um carro que faz o deslocamento dentro da feira sem motoristas, chamam a atenção. “Tem, também, um drone para o transporte de remédios, lanches e semelhantes. São tendências que, em cinco ou 10 anos, estarão em Venâncio Aires e no Brasil, mas eles ainda estão muito à frente nesse quesito”, pontuou. A feira encerra na próxima sexta-feira, 21, e a comitiva, organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), planeja retornar no sábado, 22 de abril.
Mobilidade urbana
Para além da feira, o secretário ainda elogia a mobilidade urbana de Hannover. A cidade, com cerca de 500 mil habitantes, se destaca pela tranquilidade das ruas, com poucos carros e muitas bicicletas. “A cultura é muito diferente, os veículos ficam livres na rua e ninguém mexe ou rouba, o cuidado é coletivo. No trem, nem é preciso apresentar o vale-transporte, a confiança fala mais alto”, frisou. Ainda assim, Battisti encontra semelhanças com a Capital Nacional do Chimarrão, como, por exemplo, o sistema de recolhimento de lixo, que tem caminhões e contêineres no mesmo formato de Venâncio Aires.
O vice-governador Gabriel Souza e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, também estão na Hannover Messe. No segundo dia do evento, os representantes do Governo do Estado conferiram projetos nas áreas de inovação e de sustentabilidade, divulgaram ações do governo e reforçaram o potencial do Rio Grande do Sul nesses segmentos. Ao visitar os pavilhões da feira, Gabriel e Polo também participaram de um circuito guiado com o tema da descarbonização.
“O Rio Grande do Sul possui um plano estadual para o hidrogênio verde e outros grandes projetos na área de energia limpa. Também somos líderes no ranking da inovação com vocação para ampliar ainda mais essa liderança”, explicou Souza, que projeta avanços para a competitividade do estado a partir de iniciativas nessas áreas.
Para o secretário Polo, a presença de representantes da Administração em Hannover é fundamental para impulsionar a indústria e estimular as áreas de inovação e sustentabilidade. “O Rio Grande do Sul, pelas suas condições e características, tem todas as possibilidades de protagonizar o cenário de futuro no país e no mundo, o que permitirá que o crescimento econômico aconteça em todos os segmentos da indústria gaúcha”, afirmou.
*Com informações de Governo do Estado