(Foto: Leonardo Pereira)
(Foto: Leonardo Pereira)

Na tarde deste domingo, 22, milhares de devotos de São Sebastião Mártir, padroeiro da Capital do Chimarrão, se reuniram para a missa campal e procissão, que fazem parte da 147ª Festa do Bastião. A missa campal, realizado ao lado da Igreja Matriz, foi celebrada pelo bispo Dom Aluísio Dilli.

Durante a cerimônia, o bispo ressaltou a união e superação que os fiéis carregam após a pandemia de Covid-19 e, também, a importância da família e da fé para alcançar tal feito. Além disso, destacou o lema da festa em 2023, “Comunhão, Participação e Missão: animados por São Sebastião”.

Outro ponto destacado foi a união necessária em um período de tanto divisão. “O extremo para um lado ou para o outro é prejudicial. Precisamos nos unir”, enfatizou o bispo. Os devotos lotaram o pátio da Igreja, a rua Tiradentes e, também, parte do pátio do Hospital São Sebastião Mártir.

Bispo Aluísio Dilli foi o responsável pela celebração. (Foto: Leonardo Pereira)

Promessas

Como sempre, a procissão foi marcada por diversos fiéis realizando promessas. Entre eles, o casal de Linha de Taquari Mirim, interior de Venâncio Aires, Cassimiro Pittol, de 27 anos, e Josiane Piffer, de 33 anos, que trouxe o cão da raça pequinês Yuri, de 10 anos. “Ele teve um problema na coluna há três anos e parou de andar. Passou por inúmeros tratamentos, foi sugerido cirurgia, mas tínhamos medo. Então, procuramos um tratamento de acupuntura, e ajudou bastante. Prometemos que traríamos ele se desse certo, ele ficou três meses sem andar e, curiosamente, no dia da procissão ele caminhou, com isso, sempre trazemos ele”, comemora Cassimiro.

Outro que reapareceu na procissão foi o jovem Sebastião, o famoso bebê ‘anjinho’ da 146ª Festa. Sebastião Cassol, de 1 ano e 8 meses, o pai Diogo Cassol, a mãe Jordana Caroline Carvalho, avô Deomar Carvalho e avó Sandra Carvalho estiveram presentes na celebração. “Estamos continuando a procissão de pés descalços, para agradecer pela saúde do menino, ele nasceu no meio da pandemia, mas com muita saúde e homenageando o nosso padroeiro”, destacou a avó.

Tem também quem visitou e aproveitou a festa, o casal Clécio Ludwig, de 68 anos, Terezinha Ludwig, de 67 anos, moradores do município de Jari, visitaram a filha que trabalha na cidade e conheceram a Festa do Bastião. “Estamos muito felizes, é muito bonito, maravilhoso. Pretendemos voltar, provavelmente ano que vem estaremos aqui novamente”, frisa.

O casal Cassimiro e Josiane trouxeram o cãozinho Yuri. (Foto: Leonardo Pereira)
O pequeno Sebastião voltou para a festa. (Foto: Leonardo Pereira)
Teve quem também visitou e conheceu a festa. (Foto: Leonardo Pereira)