Folha, Terra FM e GRA Máquinas promovem encontro com as soberanas da Fenachim neste sábado

-

A programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) abre espaço, neste sábado, 10, para o tradicional encontro das soberanas de todas as edições da festa. O evento vai reunir as soberanas que marcaram diferentes gerações e que representaram a Fenachim nos últimos 39 anos.
O encontro é uma promoção da Folha do Mate, Rádio Terra FM e GRA Máquinas/ XCMG. Rainhas e princesas eleitas desde 1986 serão recepcionadas, a partir das 19h, no Palácio das Soberanas (Casa de Cultura), no Parque Municipal do Chimarrão.

Ao longo da história da festa, iniciada em 1986, 53 mulheres já foram coroadas soberanas da Fenachim. O diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke, lembra que o encontro das soberanas de todas as edições da Fenachim foi criado pela Folha, a partir de um desejo manifestado pelas próprias cortes, anos atrás. “O encontro das rainhas e princesas de todas as edições da Fenachim foi uma forma que encontramos de valorizar quem faz parte da história da festa. Na virada do século, soberanas das primeiras festas queixavam-se de não serem lembradas mais. Foi então que surgiu essa ideia de reunir todas elas, a cada festa, contando sempre com empresas parceiras. Nesta 17ª Fenachim, a GRA Máquinas é parceira no evento. Será uma oportunidade de soberanas se reencontrarem, de se conhecerem, de trocar ideias. Esse é o propósito”, destaca.
A data escolhida também foi propositalmente escolhida para favorecer a participação de soberanas que residem atualmente em outras cidades. “A data de todos os encontros é o sábado véspera do Dia da Mães, quando quem mora em outras cidades geralmente vem para visitar a mãe em Venâncio”, explica Klafke.

Associação das Soberanas da festa presta homenagem ao legado de Nelsi Schwingel

A Associação das Soberanas da Festa Nacional do Chimarrão promove, neste sábado, 10, a primeira edição da menção honrosa ‘Mulheres Soberanas’, durante a 17ª Fenachim. A iniciativa vai relembrar o legado de Nelsi Schwingel. Falecida em 2022, aos 85 anos, a professora se destacou pelo trabalho social e voluntário pela festa, especialmente nas primeiras quatro edições do evento.
A placa ‘Mulheres Soberanas’ será entregue a familiares de Nelsi e busca reconhecer o trabalho de amor e dedicação pelo maior evento de Venâncio Aires. A homenagem já estava programada para ser feita em 2024, quando a festa precisou ser adiada devido à enchente que assolou os municípios gaúchos.
Segundo a presidente da associação e princesa da 11ª Fenachim, Fernanda Landim, essa será a primeira edição da homenagem. Mas, futuramente, outras mulheres que estiveram envolvidas com as cortes também devem ser reconhecidas. “Esta é uma homenagem àquelas mulheres que nos acolheram, dedicaram seu tempo e distribuíram amor a cada uma de nós”, explica Fernanda.
A entrega da homenagem será feita para familiares de Nelsi Schwingel, mas a cerimônia é aberta a todos os amigos e demais interessados. O evento ocorre às 16h30min, no Palácio das Soberanas (Casa de Cultura do Parque do Chimarrão), mesmo local onde o público pode conferir a exposição dos trajes típicos e sociais de todas as edições da festa.

Nelsi Schwingel
Nelsi esteve presente nas primeiras quatro edições da Fenachim (Foto: Alvaro Pegoraro Fotografias)


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido