Força-tarefa para auxiliar os animais em Vila Mariante

-

Paralelamente ao trabalho de auxílio às famílias atingidas pela cheia do rio Taquari, em Vila Mariante, um grupo de servidores da Prefeitura e voluntários tem atuado na assistência aos animais. Enquanto muitos foram removidos dos lares junto com seus tutores, outros acabaram permanecendo nas casas e muitos não resistiram à enchente.

De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Alessandra Ludwig, animais domésticos, de grande porte e silvestres recebem o atendimento, por meio do programa Toda Vida Importa. “Desde que iniciou a enchente, contabilizamos mais de 80 animais domésticos de pequeno porte que foram resgatados com as famílias”, comenta.

Alguns cães foram levados pelas famílias para o ginásio de Linha Mangueirão ou para a casa de parentes. Além disso, animais ficaram junto ao QG da Secretaria de Meio Ambiente, no trevo de Mariante. Para garantir a alimentação dos bichinhos de estimação, kits de ração são disponibilizados às famílias.

Entre as histórias mais comoventes está a de um filhote de cachorro que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar, após permanecer mais de 12 horas na copa de uma árvore. “Ele foi resgatado na noite de quarta-feira, recebeu atendimento veterinário e se encontra bem”, comemora.

Além desse filhote, que segue internado, um outro cão que necessitou de atendimento está em uma clínica veterinária. Caso não sejam encontrados os tutores, eles serão encaminhados para adoção. Alessandra também ressalta o apoio veterinário para animais de grande porte. “Como também estamos atendendo cavalos e bois, precisamos de doações de alimentos para eles.”

Ração

Rações e demais itens destinados aos animais estão sendo separados em kits e entregues para os tutores, de acordo com a necessidade. Também são necessários feno, silagem, milho e ração para equinos e bovinos. O ponto de recolhimento é o Parque do Chimarrão.

“Não sabemos quantos animais estão precisando de assistência, mas estamos aqui à disposição, prestando auxílio às pessoas e aos animais. A doação de ração é muito importante.”
ALESSANDRA LUDWIG
Assessora da Secretaria de Meio Ambiente

Na terça-feira, 5, bois e cavalos resgatados ficaram concentrados no trevo de Mariante. (Foto: Renan Zarth)


Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido