Começou, na tarde desta quinta-feira, 18, o trabalho que vai culminar na demolição dos prédios do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova. No local, serão instaladas 72 casas, pelo programa ‘A Casa É Sua – Calamidades’, do Governo do Estado, para famílias que moravam em Vila Mariante e, que, prioritariamente, perderam sua residência na enchente do rio Taquari em maio.
Hoje, estão presentes os técnicos da empresa Local Rental Demolição, Pavimentação e Terraplanagem Ltda, de Canoas, que farão o desmanche das construções. O derrubamento, mesmo, começará a partir de amanhã, 19, pela manhã, por volta das 8h30min. “Vão fazer todo o reconhecimento, estabelecer o início das atividades, de que forma vai ser feito, qual dos dois prédios a gente inicia primeiro”, explicou a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, em entrevista ao programa Folha 105 – 1ª Edição, da Rádio Terra FM, nesta quinta-feira.
De acordo com o contrato, estão previstas as possibilidades de implosão e de demolição. A definição se dará a depender das condições apresentadas pelos prédios. Um responsável técnico, especialista no tema, virá de São Paulo na manhã desta sexta-feira para ajudar nas análises estruturais.
“É um prédio extremamente antigo. A gente sabe da complexidade das construções, a época em que foram feitas, então a gente precisa de fato iniciar os trabalhos e ir identificando, a cada momento, o que deve ser feito, e de que forma, para que tudo ocorra dentro do prazo estabelecido e que a gente tenha a maior agilidade possível nesse processo”, disse. A expectativa é de que tudo os trabalhos sejam concluídos entre 10 e 15 dias, mas o prazo definitivo vai depender das condições climáticas.