No final da tarde de ontem, foram divulgados os resultados da eleição do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires. De acordo com a assistente em administração e presidente da equipe eleitoral local, Ruti Ângela Barbosa Oliveira, o candidato Geovane Griesang foi eleito diretor-geral com 59,62% dos votos. Ele era candidato único. Já para reitor da rede IFSul foi reeleito o candidato Flávio Nunes, com 41,71% dos votos.
Do total de 1.022 votantes do campus, foram 226 votos a favor do candidato a diretor-geral. Ruti destaca que como a votação não é obrigatória, infelizmente, teve pouca participação dos alunos. “Isso não aconteceu somente no campus de Venâncio, foi algo geral também em outros campus. Sem o contato presencial fica mais difícil de mobilizar”, afirma. Dos 226 votos, 161 foram de estudantes, 40 de docentes e 25 de técnicos administrativos em educação. Além dos votos a favor, foram seis votos nulo e quatro votos em branco.
Griesang se diz feliz com a confiança e colaboração de todos e reconhece ter um grande desafio pela frente em assumir a nova gestão, principalmente na missão de substituir o atual diretor-geral Cristian Oliveira da Conceição. Além disso, o período da pandemia impõe desafios com as atividades remotas. “Bem provável que na minha gestão teremos a volta das aulas presenciais”, comenta.
O diretor eleito enfatizou o orçamento apertado que tem o campus, sendo o mesmo desde 2012. “Eu já sabia de todos esses desafios e aceitei mesmo assim. Estou recebendo o carinho de todos e quero continuar fazendo esse trabalho ligado com a comunidade”, considera.
Comando
Segundo Ruti, ainda não se sabe ao certo em que momento Geovane assumirá o campus, pois em Pelotas ainda haverá eleições de segundo turno, que ocorrerão nos dias 22 e 23 de abril. “Só depois dessa data, os nome são encaminhados para Brasília, temos o prazo máximo de 5 de maio”, explica. A partir daí, são necessários trâmites legais, como homologação pelo presidente da República e a publicação no diário oficial. “Imagino que será pelo mês de julho que o Geovane vá assumir, mas ainda não temos uma data precisa”, afirma.
LEIA MAIS: