Os golpistas estão se utilizando da seca registrada no ano passado no Rio Grande do Sul e a consequente escassez de grãos, para tentar aplicar golpes. Na tarde desta quinta-feira, 20, um morador do interior de Venâncio Aires escapou de um golpe aplicado pelas redes sociais.
O agricultor precisava comprar milho e fez uma pesquisa nas redes sociais em busca de um preço mais em conta. Segundo ele, os melhores preços giravam em torno de R$ 0,95 o quilo. Sua pesquisa foi direcionada a um site, onde o interlocutor, que se apresentou como funcionário da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), lhe ofereceu o quilo do grão a R$ 0,70.
Desconfiado com a oferta, o morador de Venâncio ‘deu corda’ ao golpista e disse que poderia buscar o milho, para baratear o frete, pois possui um caminhão que pode transportar 15 toneladas. Astuto, o estelionatário disse que o morador de Venâncio poderia ir até o porto de Rio Grande carregar o milho. Mas para ter acesso com facilidade a carga, teria que fazer um PIX referente a metade do valor da carga.
O golpista enviou a chave PIX e o morador de Venâncio descobriu que a pessoa para quem seria endereçado o dinheiro era um morador de Santos (SP), com extensa ficha criminal. Ele também entrou em contato com a Conab e soube que há pessoas aplicando golpes, Brasil afora, se passando por funcionários da Companhia.