Pela segunda vez na sua história, o Grêmio chega a um heptacampeonato estadual. Na tarde deste sábado, 6, o Tricolor bateu o Juventude por 3 a 1, na Arena, em Porto Alegre, para confirmar mais uma conquista do Gauchão. A outra oportunidade em que o feito ocorreu foi em 1954.
A tarde que terminou com festa da torcida gremista começou com um susto. Logo a 6 minutos de jogo, o centroavante Gilberto colocou a equipe de Caxias do Sul em vantagem no placar. Os comandados de Renato Portaluppi sentiram o 1 a 0, tiveram um pequeno momento de instabilidade, mas recuperaram as forças e chegaram à virada ainda no primeiro tempo, com gols de Cristaldo e Diego Costa. A etapa inicial terminou com o marcador de 2 a 1.
No segundo tempo, o time do técnico Roger Machado fez de tudo na tentativa de buscar a igualdade, mas o Grêmio contou com o apoio de mais de 54 mil torcedores para fazer o terceiro gol e sacramentar o título. Diego Costa recebeu a bola e serviu Nathan Fernandes, que decretou o 3 a 1. O próximo compromisso é diante do Huachipato, pela Libertadores, na terça-feira, 9, às 19h. Na estreia, o Tricolor foi derrotado pelo The Strongest, por 2 a 0, na altitude da Bolívia.