Guarani aposta na base e no futebol feminino

-

Em meio a um momento conturbado dentro dos gramados com o rebaixamento para a Terceirona Gaúcha, e fora das quatro linhas, com processo eleitoral após renuncia do presidente Lúcio Rabuske, o Esporte Clube Guarani aposta na base para recuperar o clube. Neste sábado, 16, começam os treinamentos da escolinha nas categorias de 4 a 11 anos na modalidade society e, no dia 7 de outubro, é aberto a modalidade feminina Sub-15 e Sub-19.

A iniciativa partiu do Conselho Deliberativo e encabeçam o projeto a professora, treinadora e atleta Jaqueline Freitag, e o ex-coordenador da Associação União dos Bairros de Futsal (AUBF) de Venâncio Aires, Cristiano Schuster.

Segundo o presidente do Conselho, Sílvio Nervo, o propósito é fazer o Guarani vivenciar futebol o ano todo. “O futebol é o DNA do Guarani, e precisamos voltar a ser referência aos novos futebolistas”, destaca. Nesse período que o Conselho está a frente do clube, a principal meta é começar um alicerce para chegar ao centenário, em 2029, renovado e com mais força.

Para ele, colocar o projeto em prática foi uma tarefa tranquila, pois era uma vontade do Conselho trabalhar com os atletas que são o futuro do Guarani. “Em particular, de minha parte, como pai e por, há alguns anos, trabalhar com a garotada, o que me torna preparado para dar o pontapé nesse projeto. O Guarani está de braços abertos para receber todos”, comemora Nervo.

Aproximar a torcida

Em entrevista ao programa Olé Esporte Clube, da Rádio Terra 105.1, os coordenadores do projeto Cristiano Schuster e Jaqueline Freitag, destacaram a importância de oportunizar para os jovens e, principalmente, para as meninas, a chance de atuar com a camisa tradicional do Guarani. “Sabemos do atual momento do Guarani, mas também conhecemos a história. O clube se afastou da torcida, das famílias, queremos realizar esse resgate. No feminino, muitas famílias participam e lotam os jogos”, explicou Jaqueline.

A professora de Educação Física é atleta e comanda a equipe do UFF Arrozeira Santos desde 2019 e promete uma ampla participação das meninas no projeto. Segundo ela, deve ser feito uma seletiva, após alguns convites e, possivelmente uma peneira para definir as selecionadas. “Queremos expandir, para além das meninas que já atuam, incentivar o esporte em escolas”, comentou.

Schuster, que tem experiência com categorias de base e futebol feminino na AUBF, afirmou que ainda precisam ser realizados ajustes que, com o tempo, serão analisados. “Já falamos com olheiros e responsáveis de equipes da capital e podemos ser representantes da dupla Gre-nal aqui e oportunizar um futuro para estes jovens.”

“Aqui em Venâncio, nunca tivemos uma iniciativa exclusiva de futebol feminino. Meu sonho sempre foi montar um projeto voltado a este público. Agora, vou agregar e desenvolver um trabalho que sempre quis realizar.”

JAQUELINE FREITAG

Professora e treinadora do Guarani

Saiba mais

• Escolinha: crianças de 4 a 11 anos, com treinos aos sábados, no Society Showball Rubro-Negro, em Venâncio Aires. O projeto começa neste sábado, 16, a partir das 9h, com a categoria de 10 e 11 anos e segue até as 10h30min, com os jovens de 4 e 5 anos.

• Futebol feminino de base: para meninas entre 12 e 19 anos, com treinos aos sábados pela manhã, no Estádio Edmundo Feix. A abertura acontece no dia 7 de outubro, com o Sub-15 às 9h e o Sub-19 às 10h30min.

*No primeiro mês, não existe custo para participação



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido