O incentivo à qualificação pessoal e profissional é uma bandeira da empresa. O projeto Haas Educação estimula os funcionários a concluírem os estudos básicos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo, realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).
Neste ano, são 18 funcionários matriculados na EJA. Para que consigam acompanhar as aulas à noite, realizadas no bairro Macedo, a cerca de 18 quilômetros da empresa, os colaboradores têm a possibilidade de tomar banho na empresa, onde também recebem lanche. Além disso, a Haas oferece transporte para os estudantes.
Zenaide Watte, de 42 anos, trabalha há mais de 27 anos na indústria de Linha Brasil. A empresa foi a primeira oportunidade de trabalho da profissional, que, há seis anos atua como pregadora. Antes disso, ela passou por diversos setores e funções.
Quando começou a trabalhar na Haas, Zenaide não tinha concluído a 6ª série do Ensino Fundamental. Com o apoio e incentivo da empresa, terminou o Ensino Médio por meio das ações do programa Haas Educação.
Antes disso, realizava as provas para a conclusão das disciplinas por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Há cerca de dois anos, tinha ainda a pendência das disciplinas de Química e Matemática. Depois da participação em algumas aulas propostas pela empresa, conseguiu alcançar a aprovação em Química.
Zenaide não desperdiçou a oportunidade e todo o apoio oferecido pela Haas para que concluísse os estudos por meio da EJA Sesi de Venâncio Aires. Por três meses, em 2022, frequentou as aulas uma vez por semana. “A ajuda da empresa com transporte foi muito importante para facilitar nossa ida para as aulas. Era algo que eu queria muito”, comenta. “Alguns desistem na primeira dificuldade. Fácil não é, mas depois vale a pena.”
Parcerias
- Outra ação do projeto Haas Educação ocorre em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro. As atividades são realizadas na disciplina Mundo do Trabalho, do Novo Ensino Médio.
- O projeto começou no ano passado e contou com oficinas, palestras com a psicóloga e coach Adriana Oswald e visita à indústria. Uma das colaboradoras da empresa envolvida com o projeto, a jornalista Rosana Wessling, do setor de Comunicação e Marketing, explica que o objetivo das atividades com a escola é abordar a questão profissional e mostrar oportunidades de trabalho local.