Hoje é o ultimo dia para fazer o pagamento do IPVA de forma antecipada

-

Os proprietários que desejarem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 antes do vencimento por placas, em abril, usufruindo do desconto de 1% pela antecipação, têm até esta quinta-feira, 28, para a quitação. Além da redução pelo adiantamento, os motoristas podem garantir deduções que, somadas, chegam até 20,8%.

Isso é possível pelos benefícios do Bom Motorista, que pode chegar a 15% para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito, e do Bom Cidadão, que pode oferecer até 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.

Até domingo, 24, em Venâncio Aires, 54,9% dos veículos já estavam com o imposto quitado, o equivalente a 14.664 de um total de 26.710. Até o momento, os números alcançam 58,17% do valor total tributado – R$ 17.154.941,31 em um montante de R$ 29.219.855,16 previsto. Nos municípios da microrregião, Mato Leitão se destaca com 65,4% dos veículos tributados, enquanto que Passo do Sobrado tem 49,81% e Vale Verde consta com 46,75%.

Pagamento

Para os proprietários que optaram pelo parcelamento do tributo pelo Pix, é necessário gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento. Para manter o parcelamento é preciso realizar os pagamentos das parcelas dentro dos prazos estipulados.

Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, é necessário acessar o site do IPVA RS ou o aplicativo disponível na App Store ou Google Play. O vencimento do imposto ocorre a partir do dia 24 de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual.

O contribuinte que pagar o imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

*Com informações do Governo do Estado

Para pagar o IPVA, o proprietário deve apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido