O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) receberá 30 cilindros (também chamados de torpedos) de oxigênio para garantir o abastecimento por, pelo menos, mais uma semana. Segundo Marcelo Farinon, presidente do HSSM, o insumo comprado pela casa de saúde virá em cascos emprestados pela empresa de Canoas que já fornece o oxigênio. “A empresa está com dificuldade para trazer e abastecer nosso reservatório. Então eles vão consignar esses 30 cilindros, que totalizam 240 metros cúbicos. A Prefeitura de Venâncio foi buscar e levou mais sete cilindros de 1 metro cúbico cada para fazer a recarga lá.”
Ainda conforme Farinon, com as medidas internas adotadas no hospital para tentar minimizar o consumo dos insumos, esses 30 cilindros devem garantir cerca de sete dias de oxigênio. O presidente do HSSM informou ainda que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conseguiu recarregar os cilindros na manhã desta segunda-feira, 6.
Enquanto isso, seguem suspensos todos os procedimentos eletivos no hospital de Venâncio. A suspensão abrange exames, consultas no ambulatório de especialidades e cirurgias eletivas. A decisão valia até esta terça, 7, mantendo apenas serviços para atendimentos de urgência e emergência. No entanto, conforme Farinon, a tendência é seguir pelos próximos dias.