O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) tem, no momento, três modalidades com processos seletivos em aberto para novas inscrições. Um deles é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com curso técnico em Secretariado. O coordenador do curso, Fabrício Haas, usou a tribuna na última sessão da Câmara de Vereadores para divulgar o processo incentivar adeptos. Esta nova turma tem 32 vagas disponíveis.
Haas enfatiza que, em virtude de o ano estar “bagunçado”, com turmas se formando neste mês, há a preocupação de que haja redução de pessoas interessadas e menos estudantes, com mais de 18 anos, que estejam finalizando o Ensino Fundamental para ingressar em um EJA. “Estamos na expectativa de conseguir formar uma turma de Educação de Jovens e Adultos, já que este método permite que as pessoas que trabalham durante todo o dia possam voltar a estudar.”
A maior dificuldade dos alunos que voltam para as salas de aula é terem disposição para, depois de uma jornada inteira de trabalho, ainda conseguirem estudar. Um exemplo é a turma que está no 1º ano do Proeja, que iniciou com 22 alunos e hoje tem apenas sete. “Muitas pessoas mudam de cidade, outras o turno de trabalho, há familiares com problemas de saúde. Sabemos que a vida de quem estuda e trabalha não é fácil. Não é qualquer um que consegue, mas estamos ali para apoiar, estimular e dar qualificação para que façam voos mais altos.”
A duração do curso é de três anos para qualificação no Ensino Médio, mais a carga horária técnica. “Temos que pensar no mundo de mercado. Quem fizer este curso estará empoderado para ocupar diversas funções”, diz Haas. Ele destaca ainda o corpo docente qualificado da instituição, que atende os mesmos alunos do integrado, curso superior e Proeja.
Turma de formandas
As seis alunas formandas deste mês da turma do Proeja em Secretariado realizaram uma atividade especial no mês passado. Nos dias 26 e 27, a turma reuniu ex-alunos e professores para um momento especial de descontração e conhecimento. Palestras voltadas ao público feminino foram apresentadas, já que majoritariamente o público do curso é formado por mulheres. “Elas se empoderam, hoje temos somente alunas. O Secretariado é dominado por elas, enquanto que o técnico sempre teve a maioria de alunos homens.”
Informações importantes
• O processo seletivo é relativamente curto. Teve início no dia 3 deste mês e segue até dia 17. No dia 18 será feita a divulgação do resultado e, já nos dias 19 e 20, serão realizadas as matrículas dos selecionados mediante sorteio.
• “Será tudo muito rápido e não vamos ter interrupção e férias entre as turmas, seguimos direto. As aulas da turma que se formará seguem até o dia 21 e, no dia 24, começamos esta nova turma”, afirma Fabrício Haas.
• As inscrições podem ser feitas através do site e também na recepção do campus, com preenchimento de dados e um a cópia da identidade. As aulas do curso serão de segunda a sexta, das 19h às 23h.
Integrado e Subsequente
• Além do Proeja, o instituto está com vagas abertas para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Subsequentes (cursos técnicos com aulas à noite). Ambos os cursos são 100% gratuitos e as inscrições seguem até o dia 28 de outubro. A prova, que neste ano volta a ser aplicada, será no dia 27 de novembro para ambas modalidades, sendo às 9h para o Subsequente e às 16h para o Integrado.
• No Integrado, são 32 vagas para o Técnico em Refrigeração e Climatização, e 64 para o Técnico em Informática. No Subsequente, são 16 vagas para o Técnico em Refrigeração e Climatização e 32 para o Técnico em Eletromecânica. As inscrições devem ser feitas pelo site, e os editais podem ser acessados pelo link. A publicação dos resultados será a partir do dia 19 de dezembro, pelo site.