As atividades do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires voltarão ao normal na próxima segunda-feira, 4 de julho. Ontem, dia 30 de junho, em Assembleia Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), foi decidido o retorno das atividades mesmo sem ter as reivindicações atendidas pelo Governo Federal.
A greve no campus iniciou no dia 30 de maio. O motivo foi a busca por reajuste salarial por parte da categoria. A intenção era reposição das perdas inflacionárias dos últimos três anos (19,9%) e por conta disso, o trabalho no campus ficou interrompido por um mês.
No início da noite de quinta-feira, o comando de greve do campus de Venâncio Aires publicou o seguinte comunicado:
“Informamos à comunidade de Venâncio Aires o encerramento da greve no IFSul. A decisão foi tomada em Assembleia Geral do Sinasefe, no dia 30/06. O retorno às atividades letivas se dará no dia 4 de julho de 2022, com o compromisso da adequação do calendário acadêmico, tendo como prioridade a resolução de eventuais prejuízos causados às(aos) nossas(os) estudantes.
Infelizmente, o governo federal continua não atendendo às reivindicações, não abriu a mesa de negociação do reajuste salarial dos servidores públicos. Além disso, ampliou os cortes orçamentários que podem comprometer as atividades nos Institutos e nas Universidade federais por todo o país.”