No dia 1º iniciaram as gravações do curta-metragem ‘Okan Ijó’, dirigido e roteirizado pelo venâncio-airense Sérgio Rosa, com apoio da Prefeitura de Venâncio e incentivo financeiro da Lei federal de fomento à cultura Paulo Gustavo (LPG). A história do filme, que terá no máximo 25 minutos, aborda a intolerância religiosa a partir da relação de pai e filha. O pai é um pastor interpretado por Adriano Conceição e a filha, que é da religião de umbanda, será interpretada por Jaque Santos.
“É muito gratificante voltar a produzir um filme de ficção no município. Poder contar uma história a partir do meu olhar e da entrega do elenco em cenário daqui”, destaca Rosa. O elenco principal ainda conta com a participação de Sandra Helena da Rosa, Aline Silva e Marina Rodrigues. Serão diversos cenários, principalmente da área rural, que serão usados como locação para a construção da história. “Poder abordar de uma forma tão intensa, um tema tão sensível e atual, é contribuir com a comunidade mostrando o nosso olhar sobre tal realidade”, reforça o diretor.
A ideia da equipe técnica, que conta com Sérgio Rosa, Jaque Santos, Maico Back e Filipi Back, é rodar todas as cenas durante o mês de fevereiro. O lançamento deve ocorrer até o final de junho, período que encerra o prazo do edital no qual o projeto foi contemplado.