O inverno inicia hoje no Hemisfério Sul, às 17h51min, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44min (horário de Brasília). A estação mais fria do ano será marcada por um período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva estarão concentrados na Região Sul.
Conforme divulgado pelo Governo do Estado, o inverno deverá apresentar precipitações e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul. Haverá a diminuição da chuva e dias mais frios.
Nos meses de julho, agosto e setembro, ocorrerá o fim do evento El Niño e haverá um curto período de neutralidade na primeira metade da estação, o que será determinante para a ocorrência de chuvas regulares e próximas da normalidade no mês de julho. Essa diminuição de temperatura pode ocasionar, no período da manhã, a formação de geadas e de nevoeiros, além de queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul.
*Com informações AI Governo RS
Feira do Agasalho
As doações de roupas e calçados para a Feira do Agasalho já estavam sendo realizadas desde maio, junto ao Pavilhão São Sebastião Mártir. No local, além das vítimas das enchentes do rio Taquari e do arroio Castelhano, a comunidade em geral também estava recebendo atendimento pelo Gabinete da Primeira-Dama. Com o fechamento do ponto de apoio, um cronograma de feiras foi elaborado, a exemplo dos anos anteriores.
As feiras para distribuição de agasalhos seguem no mês de junho e ocorrem nas segundas e quintas, das 9h às 14h, sem fechar ao meio-dia. O local de doações é nos fundos da Prefeitura, onde também acontecem as feiras da Cooprova. Conforme a primeira-dama, Janete da Rosa, é necessário que as pessoas levem sacolas para armazenar os agasalhos que irão buscar nas feiras, bem como o seu documento de CPF.
(AI Prefeitura)