Aprender com o passado para escrever o futuro. É com esse propósito que a Folha do Mate e a Terra FM lançam o movimento Novas Páginas. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a agência Traço D e reflete o posicionamento das empresas de comunicação de fomentar a reconstrução de Venâncio Aires, após a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul.
Com a marca do jornalismo local desenvolvido pelo jornal e a rádio, serão produzidas reportagens, entrevistas e ações publicitárias com foco na reestruturação de Venâncio Aires, depois das enchentes históricas do rio Taquari e do arroio Castelhano, que atingiram diretamente cerca de 23 mil pessoas e causaram prejuízos em infraestrutura, para empresas e produtores rurais.
O movimento Novas Páginas tem como objetivo promover o debate sobre novas formas de pensar a cidade de forma mais sustentável. Da mesma forma, busca apontar caminhos para reestabelecer a economia e para prevenir e mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos.
“O veículo de comunicação tem força para que episódios tão grandes como o que estamos enfrentando não sejam esquecidos. Com jornalismo construtivo e de soluções, queremos evidenciar essas questões, dar voz aos mais diferentes entes, usar essa bagagem, para que se possa prevenir no futuro. Queremos ser agentes de transformação”, ressalta a diretora de Produtos Digitais da Folha do Mate, Paula Carvalho.
A ideia é que mais empresas possam se somar ao movimento e contribuir neste momento de retomada. “Por mais triste que tenha sido, a notícia foi de fundamental importância no momento da enchente. Agora, buscamos desenhar novas mensagens, com informações que façam refletir e que colaborem com essa reconstrução. Não é virar a página e esquecer, mas sim escrever novas páginas. É aprender com o passado para escrever o futuro”, ressalta o diretor de Negócio da Traço D, Marcel Coutinho.
O movimento Novas Páginas foi apresentado ontem, para empresários e lideranças políticas de Venâncio Aires, durante o painel Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Terra FM, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).