O documentário ‘Ontem e Hoje – Histórias Negrejadas do Négo F.C’ será lançado na próxima quinta-feira, 29, às 20h, na sede da Associação Négo Futebol Clube. A obra tem como objetivo registrar a história cultural do octogenário Négo Futebol Clube, trazendo o relato dos frequentadores e a importância do clube para Venâncio Aires. A sessão será gratuita.
O projeto tem realização do produtor audiovisual e ator, Sérgio Rosa, e do fotógrafo, jornalista e professor, Emerson Machado, com suporte histórico do professor Jair Pereira. Segundo Sérgio Rosa, o documentário também poderá funcionar como uma cápsula do tempo, para contar a história do clube, nas vozes de membros jovens e também dos mais antigos.
A ideia do projeto surgiu a partir de um texto publicado por Sérgio Rosa em suas redes sociais, que Emerson Machado sugeriu que fosse feito algo para registar as histórias do clube. O projeto foi contemplado no Edital FAC Expressões Culturais, da Secretaria da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, em 2021. Após a aprovação, desde o mês de agosto de 2022, o projeto está sendo desenvolvido pela dupla.
“Logo após essa provocação, surge o edital da Sedac com essa proposta para os clubes sociais negros. Acreditei que o projeto se encaixava e levaria o povo negro a conhecer mais da sua própria história que, em grande medida, foi apagada e deve, sempre que possível, ser resgatada”, ressalta Machado.
Após o lançamento, que conta com apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, o documentário será exibido nas escolas municipais de Venâncio Aires e demais cidades interessadas.
*Com informações de Assessoria de Imprensa Tangerineh
Ficha técnica
- Direção: Sérgio Rosa e Emerson Machado
- Direção de Fotografia: Emerson Machado
- Roteiro: Sérgio Rosa e Emerson Machado
- Assessoria histórica: Prof. Me Jair Pereira
- Realização: Afrocena e Tangerineh
- Montagem: Eduardo Vaz
- Tradutora de libras: Marluce Gomes Machado