Lenço e chapéu do traje típico da Fenachim estarão com Larissa durante a escolha (Foto: Arquivo pessoal)
Lenço e chapéu do traje típico da Fenachim estarão com Larissa durante a escolha (Foto: Arquivo pessoal)

Se arriscar, buscar novos desafios e viver novas experiências é da essência da pisciana Larissa Almeida Maciel, de 29 anos. Princesa da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), ela sobe na passarela, neste fim de semana, para representar Venâncio Aires na escolha da corte de soberanas da 48ª Expointer. O evento de escolha ocorre em Esteio, e a feira, reconhecida como a maior da agropecuária da América Latina, será de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil.

Não é a primeira vez que a advogada, formada pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), sente vontade de participar do concurso de abrangência estadual. Faltava apenas um ‘empurrãozinho’ para que ela considerasse novamente a oportunidade. O incentivo veio do secretário de Cultura e Esportes de Venâncio Aires, Sandro Kroth, em forma de convite. Esse foi o sinal ela que precisava para tomar a decisão. Assim, aceitou o desafio e a chance de representar a Capital Nacional do Chimarrão e a Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim) no concurso estadual.

Filha do policial Luiz Fernando Maciel e da doméstica Nadir Almeida Maciel, Larissa é moradora do bairro Bela Vista, em Venâncio Aires, onde reside com o noivo, Angelo Lord, e os dois cachorros, Tom e Théo. Além do apoio da família e dos amigos, ela contará com a companhia, durante os dois dias de concurso, do casal Jairo e Giovana Bencke e da colega de reinado da Fenachim, a rainha Marina Severo Jantsch. Eles viajam para Esteio na manhã deste sábado, 16, pois conforme conta Larissa, o fim de semana será de muitos compromissos, dinâmicas e atividades entre as candidatas.

Conhecida como Lara, ela afirma que, independentemente do resultado, a participação já é uma vitória. “Me sinto orgulhosa em representar a minha gente, as pessoas que eu gosto e o meu município, a Terra do Chimarrão, neste concurso de relevância estadual. Vou mostrar a minha essência e simplicidade com um sorriso no rosto”, declara. Ela destaca ainda o apoio recebido dos familiares e amigos. “Para quem quiser torcer de casa, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube, na noite de domingo. Também haverá uma van de Venâncio para Esteio”, conta.

Lenço e chapéu da sorte

Além da rainha Marina, a princesa da Fenachim, Ana Flávia Dornelles, também estará presente na noite da escolha na torcida de Larissa. Entretanto, outros dois elementos especiais também estarão junto da candidata. “Vou usar o chapéu e o lenço do traje típico da Fenachim para dar sorte”, antecipa.

Estudante e concurseira, Larissa compartilha a expectativa para a escolha, já que a dinâmica de divulgação do trio eleito é diferente dos concursos da região. “Cada jurado anuncia seu voto em voz alta na frente de todos”, diz. Entre os critérios avaliados, segundo Lara, estão oratória, carisma, beleza, desenvoltura e simpatia. “As candidatas também vão doar dois quilos de alimentos e um agasalho. Depois, esses donativos serão entregues pelo trio eleito”, explica.

Não é a primeira vez que Venâncio Aires participa do concurso. Inclusive, Thais Acosta conquistou o título de princesa do evento e integrou a corte da Expointer em 2021.

“Decidi me colocar à disposição na escolha da corte da Expointer porque sinto orgulho de representar a minha gente e o meu município que gosto tanto. Já é uma vitória estar participando, independente do resultado.”

LARISSA ALMEIDA MACIEL

Princesa da 17ª Fenachim

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos