Além dos preços mais baixos, outros atrativos são as condições de pagamento (Foto: Juan Grings)
Além dos preços mais baixos, outros atrativos são as condições de pagamento (Foto: Juan Grings)

Historicamente o principal período do ano para as vendas no comércio é o mês de dezembro, quando as pessoas saem às ruas em busca dos presentes de Natal, de amigo secreto e demais confraternizações. A busca intensa, no entanto, gera uma baixa importante nos negócios nos primeiros meses do ano, em especial, em janeiro. Por isso, outra ação já tradicional no varejo são as liquidações de início do ano.

“A gente tem vendas maiores no mês de dezembro e depois, também devido a muitas viagens das famílias, às férias, as pessoas estão fora. Então temos as promoções para chamar o cliente de novo para dentro da loja”, relatou a proprietária da loja Par Perfeito, Sandra Weber, em entrevista ao programa jornalístico Folha 105 – 1ª Edição, da Rádio Terra FM.

roprietária da Par Perfeito, Sandra Weber reduziu os preços em busca de mais clientes (Foto: Ismael Stürmer/Terra FM)

Mas, além de reaquecer as vendas, as liquidações também servem para zerar os estoques da estação, já como forma de se preparar para a moda outono-inverno, que se avizinha. Sandra também citou a volta às aulas, que já começam a agitar o comércio a partir de agora. “A cada estação, as crianças têm que trocar todas as suas vestimentas.”

Gerente da Quero-Quero, Rodrigo Martins reconhece que o início do ano é um momento difícil para vendas, mas que é uma oportunidade importante para conquistar e manter clientes fiéis à loja. “Aquele que vem só no final do ano não é um cliente que contamos o ano inteiro, mas o que se mantém em janeiro, sim”, explica. Na percepção de Martins, neste ano, as vendas estão um pouco melhores do que no mesmo período de 2024.

Segundo a diretora de comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Amanda Eduarda Eichler, a expectativa de vendas na Capital do Chimarrão é bastante positiva. “O período é visto como uma oportunidade estratégica para fidelizar e captar novos clientes. É um momento chave para dar fôlego ao fluxo de vendas, especialmente em setores como móveis e eletrodomésticos, que podem ter um grande volume de produtos sazonais”, analisa.

Além das liquidações, época de pagamento de impostos

Embora, de fato, hajam promoções bastante atrativas e que compensem para o consumidor, o economista Carlos Giasson, ressalta que também é um período de muitos gastos periódicos, como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a aquisição dos materiais escolares.

“Nesse momento tem promoções que, de fato, são importantes. A gente pode abrir o olho porque pode ter uma oportunidade interessante de comprar alguma coisa que se esteja buscando há mais tempo. Mas não se deve fazer isso sem ter um bom planejamento”, orientou. De acordo com ele, a recomendação é reservar o dinheiro para essas contas fixas em alguma aplicação financeira com liquidez para “que se não se caia em tentação. E se sobrar o dinheiro, que se aproveite as promoções.”

Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.