CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Se anteriormente a compra de produtos pela internet já era uma prática que vinha ganhando espaço, com a pandemia de coronavírus, isso ficou ainda mais evidente. Mesmo os empresários com lojas físicas há mais tempo, a nova forma de comercialização dos produtos ganhou espaço devido ao novo momento em que se vive.
Na hora da criação, é necessário atentar que, além da venda dos itens por meio de uma página na internet, as lojas virtuais precisam trazer segurança para vendedores e clientes. Além disso, um layout atrativo para o público-alvo também é fundamental.
A criação e desenvolvimento de lojas virtuais é um dos produtos da empresa venâncio-airense OneHost. As plataformas são feitas conforme as características visuais escolhidas pelos clientes.
Sócio-proprietário da empresa de tecnologia, Marcus Vinícius Kist afirma que o primeiro passo é uma reunião do cliente com a designer da empresa, para alinhar a estrutura visual do site, como estilo do layout, paleta de cores a ser utilizada, logotipo e a forma de utilizá-lo dentro da identidade visual. “Também é necessário que esse layout converse com a identidade do cliente nas redes sociais. Na primeira reunião são definidas todas as características visuais da plataforma”, explica.
Depois que o design é aprovado, o projeto é enviado para a equipe de desenvolvimento, que tornará funcional tudo o que foi projetado, criando o produto final que efetivamente poderá ser utilizado. “A equipe de programação une o layout e imagens e transforma em linguagem para a web”, salienta.
O sistema da loja virtual é apresentado para o cliente, para tirar todas as dúvidas quanto ao funcionamento. Nessa ocasião, a equipe de suporte realiza um treinamento para ensinar sobre a execução dos processos da loja virtual, já que o cadastro dos produtos é feito pela equipe da loja. O prazo para a entrega é de 20 dias tanto do layout, quanto do site já pronto. Em até 40 dias o cliente já tem a plataforma pronta para utilização.
MARKETPLACE
Além da venda direta por meio do site, o sistema integrado desenvolvido pela OneHost permite comercializar os produtos também pelo Marketplace do Facebook, loja do Instagram, Google Shopping, e de plataformas como a B2W, que vincula para a venda de produtos direta pelo site das empresas Submarino, Americanas, Sou Barato, Shoptime e Ponto Frio, e integração direta com o Mercado Livre.
Não é necessário o cadastro nas plataformas, já que o produto pode ser comercializado nos outros sites de forma automática. “Toda compra que é feita nos sites das grandes empresas, entra no sistema do cliente de forma automática, que emite a nota fiscal pelo sistema e envia o produto”, diz.
CARACTERÍSTICAS
- As formas de pagamento disponíveis na plataforma são por depósito, chave pix e principais bandeiras de cartão de crédito.
- O dono da loja virtual pode definir direto no sistema o número de vezes de parcelamento e valor mínimo das parcelas.
- Nas próximas semanas, será implementado o pagamento por pix, no qual o comprador poderá escolher a opção e já realizar o pagamento por um QRCode.
- A OneHost trabalha com o gateway de pagamento. No caso de uma possível fraude, a ferramenta garante o recebimento do valor.
- No gateway de pagamento, as lojas virtuais possuem o checkout transparente, no qual o cliente compra diretamente no endereço eletrônico.
Nas lojas virtuais desenvolvidas pela OneHost, não há limite de produtos expostos e número de vendas. Também não existe comissão sobre as vendas feitas por meio do site. O empresário consegue ter todo o controle de estoque, vendas e valores pagos tanto em produtos quanto em frete diretamente na plataforma. O site também gera relatórios de gestão, como relatório de vendas mensais.
