Lula e Leite têm posses agendadas para o dia 1º

-

Após as eleições gerais de 2022, realizadas no mês de outubro, chegou a hora dos candidatos eleitos tomarem posse. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), serão empossados no primeiro dia de 2023. Lula será o 39º presidente do Brasil e a sessão solene de posse está programada para as 15h, no Congresso Nacional, em Brasília. Já Leite será empossado no Plenário 20 de Setembro, do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, às 10h.

O roteiro da posse na presidência prevê a chegada de Lula e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), à Catedral Metropolitana, por volta das 14h20min. A partir daí, eles sairão em cortejo em carro aberto rumo ao Congresso Nacional, em um percurso estimado de 10 minutos, aproximadamente. A sessão solene de posse terá início às 15h, com execução do Hino Nacional, a assinatura do termo de posse e pronunciamento do eleito à nação. Após a manifestação, o presidente seguirá para a área externa do Congresso, para uma cerimônia que contará com honras militares e também para participar da solenidade no Itamaraty.

Ainda no dia 1º de janeiro, ocorre o Festival do Futuro, uma festa em comemoração à vitória de Lula nas urnas. O evento, organizado pela primeira-dama, Janja, começa às 11h, na Esplanada dos Ministérios, e conta com shows gratuitos. Entre os destaques estão Martinho da Vila, Pabblo Vittar, Valesca Popozuda e outros artistas de diversos estilos musicais. O evento será transmitido em TV aberta, pelas plataformas digitais e, também, pelos canais oficiais do Governo Federal e redes sociais.

Governador

Eduardo Leite e seu vice, Gabriel Souza (MDB), serão empossados no Plenário 20 de Setembro, do Palácio Farroupilha, a partir das 10h. Depois, às 11h, no Palácio Piratini, o governador Ranolfo Vieira Júnior transmitirá o cargo a Leite. O evento terá transmissão nas redes sociais do Governo do Estado e na TVE.

Primeiro governador reeleito da história do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite será empossado na Assembleia. (Foto: Divulgação)

Esta será a última vez que o presidente e governadores eleitos são empossados no dia 1º de janeiro. A partir de 2027, por conta de emenda constitucional aprovada em setembro de 2021, a posse do presidente da República se dará em 5 de janeiro, e a dos governadores no dia 6 de janeiro.

A posses dos deputados estaduais está marcada para as 14h do dia 31 de janeiro, no Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Já os deputados federais e senadores serão empossados no dia 1º de fevereiro, em Brasília, em horário ainda a ser definido.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido