Mais de 800 pessoas não atualizaram os cadastros do Auxílio Reconstrução em Venâncio

-

Após as negativas de diversos cadastros do programa federal Auxílio Reconstrução, que repassa Pix de R$ 5,1 mil para os moradores atingidos diretamente pelas cheias de maio no Rio Grande do Sul, o Governo Federal disponibilizou a possibilidade de atualização nos cadastros, entre os dias 2 e 30 de agosto para Venâncio Aires. O objetivo é individualizar as residências – que anteriormente constavam apenas como ‘localidade x, número 0’ – a partir do código de usuário da conta de energia elétrica.

Na Capital do Chimarrão, do total de 2.203 cadastros reprovados, 1.877 foram reabertos para atualização de dados, por apresentarem mais de uma família com o mesmo endereço. Até sexta-feira, dia 23 de agosto, 1.052 moradores já atualizaram com o número da conta de energia elétrica, enquanto que 825 ainda não realizaram o processo e precisam completar o cadastro. Em caso de dúvida, estas pessoas devem procurar a Prefeitura ou entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99910-9500.

“O prazo segue até o meio-dia de sexta-feira, dia 30, por uma questão de tempo hábil para enviar e analisar os cadastros, pois agora o sistema do Governo Federal abriu uma nova aba, que precisa de atualização individual”, explica a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.

Atualização

Os cadastros são realizados através do sistema Ajuda Venâncio, no site da Prefeitura, e é necessário apenas incluir o código do usuário da conta de energia elétrica da residência atingida. No entanto, ainda podem ocorrer alguns erros, como a conta no nome de outra pessoa (caso ela não esteja incluída no grupo familiar inscrito), código digitado de forma equivocada, endereço diferente do apresentado, duas ou mais residências no mesmo terreno e conta de energia elétrica – neste último caso, são analisados individualmente pela Prefeitura e encaminhados pedidos ao Governo Federal com o maior número de informações sobre o local possíveis.

Segundo Deizimara, alguns cadastros recebem a notificação de que é necessário regularizar o envio no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na Prefeitura, mas não são informados do que é para alterar e o motivo, o que dificulta ainda mais o serviço. “É o que está irritando as prefeituras, pois não há uma explicação. Não conseguimos andar, o trabalho está sendo feito, mas não existe uma mudança”, completa.

453 – É o número de municípios gaúchos incluídos na lista para receber o Auxílio Reconstrução.

Números em Venâncio Aires

• 6.871 enviados

• 5.623 confirmados (dispensados os cadastros duplicados)

• 1.571 aprovados (valores repassados ou na fila para receber)

• 63 aprovados e aguardam apenas a confirmação do morador

• 1.449 aguardando análise (828 de maio, 400 de junho e 221 de julho)

• Recadastro:1.052 já apresentaram o número da conta de energia elétrica e 825 ainda não e precisam completar o cadastro

Construção no IPM e outros projetos

• Após a destruição da estrutura do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, está sendo finalizado o projeto urbanístico para definir as necessidades de estações de tratamento de água, saneamento, instalação de energia elétrica, iluminação, unidade básica de saúde, divisão dos lotes, pavimentação e afins. Conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o projeto deve ser entregue em setembro e a previsão é de que as 72 residências do programa estadual ‘A Casa é Sua – Calamidade’ sejam entregues em dezembro deste ano.

• Com 282 pessoas em aluguel social – que tem prazo máximo de 18 meses -, Deizimara projeta que todos os moradores deverão receber a opção de uma nova residência entregue dentro deste prazo. Estão incluídos nesta análise a construção das 30 unidades habitacionais nos bairros Brands e Battisti, do ‘Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução’, projetadas para fevereiro; as 52 residências no bairro Battisti, do ‘A Casa é Sua’; e o novo Residencial Morada das Lavandas, no bairro Aviação, com 112 apartamentos também do ‘Minha Casa, Minha Vida’.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido