Tanto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central quanto o posto de saúde em Vila Santo Antônio contam com o serviço de dispensação de medicamentos aos pacientes por meio das farmácias vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde. Para se ter uma ideia, somente até maio deste ano, foram realizados 11.216 atendimentos na Farmácia Básica da Estratégia Saúde da Família (ESF) I e 3.691 na ESF II.
Entre os medicamentos mais procurados na farmácia do Centro, até meados deste mês, está a Fluoxetina 20mg, que é um antidepressivo. Já em Vila Santo Antônio, o topo da lista é ocupado pelo Omeprazol, medicamento usado para ‘proteger’ o estômago, especialmente quando o paciente faz tratamento com um número maior de medicações.
No ano passado, o medicamento mais procurado na Farmácia Básica Municipal, situada junto à UBS Central, também foi a Fluoxetina, com 113.862 comprimidos dispensados aos pacientes. Já no posto de saúde de Vila Santo Antônio, quem o Omeprazol também liderou o ranking.
Segundo a farmacêutica Greice Dettenborn, que atua na Farmácia Básica Municipal, é preciso levar em consideração que em 2022 ainda não havia atendimento de farmacêutica em Vila Santo Antônio. O trabalho dessa profissional iniciou na metade de fevereiro deste ano, quando começou a ser feita a dispensação de medicamentos controlados.
Demandas
De acordo com Greice, as profissionais que atuam na Farmácia Básica Municipal realizam todo planejamento, coordenação e execução das atividades que envolvem a assistência farmacêutica. “Todo setor de medicamentos é gerenciado na Farmácia Municipal, como a solicitação e o recebimento das compras e o armazenamento e a distribuição de medicamentos para a farmácia do posto em Vila Santo Antônio”, explica.
Além disso, no local acontece o gerenciamento de insumos e outros materiais, a exemplo das tiras reagentes, lancetes, seringas e agulhas para os testes em pacientes com diabetes e aplicação de insulina. As servidoras da Farmácia Municipal ainda participam de grupos de educação em saúde e orientam os pacientes quando eles têm indicação para receber algum medicamento fornecido pelo Governo do Estado.
“Realizamos o encaminhamento desse processo para a solicitação administrativa. Também pedimos, recebemos e conferimos insumos oriundos de todos os programas dos governos estadual e federal, como preservativos, insulina, anticoncepcionais, antivirais e antirretrovirais”, relata. No local, o paciente também pode solicitar e retirar as fraldas geriátricas, conforme requisitos definidos em lei municipal.
“Não é só entregar medicamentos. Nós temos um grande número de atividades que realizamos e com a execução de todos esses serviços conseguimos garantir o acesso ao medicamento que o paciente precisa e que esse medicamento vai ser efetivo.”
GREICE DETTENBORN – Farmacêutica
Ranking de medicamentos no Centro
2023 (até o dia 13 de junho)
- Fluoxetina 20mg (antidepressivo) – 47.124 comprimidos
- Omeprazol (para a proteção do estômago)– 44.571 capsulas
- Amitriptilina (antidepressivo e usado para dormir e relaxamento dos músculos) – 40.485 comprimidos
Todo o ano de 2022
- Fluoxetina – 113.862 comprimidos
- Omeprazol – 108.460 capsulas
- Amitriptilina – 94.960 comprimidos
Ranking de medicamentos em Vila Santo Antônio
2023 (até o dia 13 de junho)
- Omeprazol – 16.616 capsulas
- Amitriptilina – 10.050 comprimidos
- Fluoxetina – 9.368 comprimidos
Todo o ano de 2022 *
- Omeprazol – 24.883 capsulas
- Ibuprofeno (anti-inflamatório e tratamento de febre) – 9.289 comprimidos
- Paracetamol (para tratamento de dor e febre) – 8.774 comprimidos
- No ano passado ainda não havia atendimento com farmacêutica. Esse serviço começou a ser ofertado em fevereiro deste ano
Saiba mais
• 591.732 é o número de unidades de medicamentos (comprimidos e frascos) dispensados até o dia 13 de junho na Farmácia Básica Municipal. Em Vila Santo Antônio foram 129.916 unidades.