Medicamentos que lideram o ranking de dispensação nas farmácias municipais de Mato Leitão

-

Tanto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central quanto o posto de saúde em Vila Santo Antônio contam com o serviço de dispensação de medicamentos aos pacientes por meio das farmácias vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde. Para se ter uma ideia, somente até maio deste ano, foram realizados 11.216 atendimentos na Farmácia Básica da Estratégia Saúde da Família (ESF) I e 3.691 na ESF II.

Entre os medicamentos mais procurados na farmácia do Centro, até meados deste mês, está a Fluoxetina 20mg, que é um antidepressivo. Já em Vila Santo Antônio, o topo da lista é ocupado pelo Omeprazol, medicamento usado para ‘proteger’ o estômago, especialmente quando o paciente faz tratamento com um número maior de medicações.

No ano passado, o medicamento mais procurado na Farmácia Básica Municipal, situada junto à UBS Central, também foi a Fluoxetina, com 113.862 comprimidos dispensados aos pacientes. Já no posto de saúde de Vila Santo Antônio, quem o Omeprazol também liderou o ranking.

Segundo a farmacêutica Greice Dettenborn, que atua na Farmácia Básica Municipal, é preciso levar em consideração que em 2022 ainda não havia atendimento de farmacêutica em Vila Santo Antônio. O trabalho dessa profissional iniciou na metade de fevereiro deste ano, quando começou a ser feita a dispensação de medicamentos controlados.

Demandas

De acordo com Greice, as profissionais que atuam na Farmácia Básica Municipal realizam todo planejamento, coordenação e execução das atividades que envolvem a assistência farmacêutica. “Todo setor de medicamentos é gerenciado na Farmácia Municipal, como a solicitação e o recebimento das compras e o armazenamento e a distribuição de medicamentos para a farmácia do posto em Vila Santo Antônio”, explica.

Além disso, no local acontece o gerenciamento de insumos e outros materiais, a exemplo das tiras reagentes, lancetes, seringas e agulhas para os testes em pacientes com diabetes e aplicação de insulina. As servidoras da Farmácia Municipal ainda participam de grupos de educação em saúde e orientam os pacientes quando eles têm indicação para receber algum medicamento fornecido pelo Governo do Estado.

“Realizamos o encaminhamento desse processo para a solicitação administrativa. Também pedimos, recebemos e conferimos insumos oriundos de todos os programas dos governos estadual e federal, como preservativos, insulina, anticoncepcionais, antivirais e antirretrovirais”, relata. No local, o paciente também pode solicitar e retirar as fraldas geriátricas, conforme requisitos definidos em lei municipal.

“Não é só entregar medicamentos. Nós temos um grande número de atividades que realizamos e com a execução de todos esses serviços conseguimos garantir o acesso ao medicamento que o paciente precisa e que esse medicamento vai ser efetivo.”

GREICE DETTENBORN – Farmacêutica

Ranking de medicamentos no Centro

2023 (até o dia 13 de junho)

  • Fluoxetina 20mg (antidepressivo) – 47.124 comprimidos
  • Omeprazol (para a proteção do estômago)– 44.571 capsulas
  • Amitriptilina (antidepressivo e usado para dormir e relaxamento dos músculos) – 40.485 comprimidos

Todo o ano de 2022

  • Fluoxetina – 113.862 comprimidos
  • Omeprazol – 108.460 capsulas
  • Amitriptilina – 94.960 comprimidos

Ranking de medicamentos em Vila Santo Antônio

2023 (até o dia 13 de junho)

  • Omeprazol – 16.616 capsulas
  • Amitriptilina – 10.050 comprimidos
  • Fluoxetina – 9.368 comprimidos

Todo o ano de 2022 *

  • Omeprazol – 24.883 capsulas
  • Ibuprofeno (anti-inflamatório e tratamento de febre) – 9.289 comprimidos
  • Paracetamol (para tratamento de dor e febre) – 8.774 comprimidos
  • No ano passado ainda não havia atendimento com farmacêutica. Esse serviço começou a ser ofertado em fevereiro deste ano

Saiba mais

• 591.732 é o número de unidades de medicamentos (comprimidos e frascos) dispensados até o dia 13 de junho na Farmácia Básica Municipal. Em Vila Santo Antônio foram 129.916 unidades.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido