Faltando um mês e meio para o início da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o Parque Municipal do Chimarrão, local que receberá toda a programação, já começa a receber melhorias e obras. O coordenador do local e integrante da comissão da festa na parte de infraestrutura, Noredi Rodrigues, comenta que para esta edição, são trabalhados dois pontos vitais: as obras maiores e os pequenos reparos e reformas.
Entre as maiores mudanças está uma pavimentação da área do estacionamento, na parte de cima do Parque, e ainda a construção do galpão da Escola do Chimarrão, patrocinado pela Haas Madeiras, no Chimarródromo Arnildo Bento da Silva. O local receberá o nome de Pedro Schwengber, em homenagem a Pedrão, diretor executivo do Escola do Chimarrão por muitos anos e que faleceu no dia 30 de maio do ano passado.
Rodrigues explica que na parte da pavimentação já está sendo feito o nivelamento do terreno e, na próxima semana, os operários entram com a preparação para receber o concreto. “Boa parte que estava sem o concreto vai receber esse serviço, mas alguma coisa ainda ficará de fora”, afirma. Para a construção do galpão, a base está sendo feita e a intenção começar a ‘subir as paredes a partir da próxima semana.
Reparos
As demais obras, segundo o coordenador, são reparos, restaurações e pinturas. Entre os locais do Parque que devem receber esses serviços estão os banheiros, pavilhões e, também, o Poliesportivo. “Já começamos, inclusive, antes do evento de patinação, mas agora vamos voltar a dar a ‘pegada’, principalmente no Poli, que precisa de muitos reparos”, ressalta. Na próxima semana retornam os serviços de pinturas e reparos nas instalações. “Já tentamos manter tudo sempre em dia devido aos vários eventos que ocorrem no Parque, mas para uma festa deste tamanho, é preciso uma recauchutada no ambiente”, diz.
Para realizar estes serviços, Rodrigues explica que boa parte dos recursos vem da Associação Festa Nacional do Chimarrão (AFenachim), que em uma parceria com a Prefeitura, já recebe repasses para colocar as demandas em dia. Ele reconhece que esse movimento agiliza e viabiliza o trabalho, já que não depende de licitações. “Pela associação fica mais fácil a compra de materiais ou a contratação de serviços”, constata.
Rodrigues destaca que parte da obra de concretagem do estacionamento é feita com recurso vindo da Prefeitura, repassado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. São 150 metros cúbicos de pavimentação que somam um investimento de R$ 150 mil. O custo total para estas melhorias no Parque giram em torno de R$ 300 mil.
- A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) ocorre de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio.