Ministro da Saúde recomenda que gaúchos façam uma pausa no compartilhamento de chimarrão

-

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou, durante entrevista coletiva na última quarta-feira, 26, que os gaúchos façam uma pausa no compartilhamento do chimarrão. A sugestão também é valida para compartilhamento de copos, canudos, talheres e outros utensílios e para o tereré, que assim como o chimarrão é consumido por meio da mesma bomba metálica.

Segundo o ministro, gotículas de saliva que ficam na bomba contaminam outras pessoas caso alguém seja portador do coronavírus. Ele ressaltou que nesta fase em que não há tratamento, o consumo dessas bebidas deve ser de forma individual. O anúncio ocorreu durante a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no Brasil. Além do caso confirmado, há outros 20 suspeitos no país.

Conforme a Agência Brasil, São Paulo é o estado com maior número de casos suspeito de infecção pelo coronavírus (Covid-19): são 11, segundo atualização divulgada nessa quarta-feira, 26, pelo Ministério da Saúde. Os demais casos foram registrados nos estados da Paraíba (1), de Pernambuco (1), do Espírito Santo (1), de Minas Gerais (2), do Rio de Janeiro (2) e de Santa Catarina (2), totalizando 20 casos.

Com informações da Agência Brasil

SINAIS 

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Fonte: Ministério da Saúde

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido