A 148ª Festa de São Sebastião Mártir inicia nesta sexta-feira, 19, e segue até o domingo, 21, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. O ápice da programação ocorre no domingo, 21, às 17h, com a missa campal no gramado ao lado da Igreja Matriz, quando são esperados milhares de fiéis.
A missa será presidida pelo bispo diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli e a rua será fechada para segurança e participação de todos. Após a missa, às 18h, ocorrerá a procissão pelas principais ruas da cidade, saindo da rua Tiradentes, seguindo pelas ruas Voluntários da Pátria, Júlio de Castilhos, General Osório e retornando pela Tiradentes.
“A procissão é um marco religioso. Pessoas caminham de pés descalços, famílias vestem crianças de anjos, pagando promessas pelas graças alcançadas”, destaca o responsável pela peregrinação e arrastão, André Henckes. Após a procissão acontece a bênção coletiva da saúde e a bênção da água benta, que é disponibilizada para a população em caixas d’água.
Henckes ressalta que mesmo o feriado municipal sendo no sábado, 20, para facilitar aos visitantes de outros municípios e atender aos pedidos, as programações da missa campal e procissão foram mantidas no domingo. A imagem de São Sebastião Mártir e a relíquia óssea do santo são levados por fiéis durante a caminhada. Aos participantes da missa campal e procissão, serão distribuídas como lembranças fitas de braço abençoadas. Foram adquiridas 10 mil fitas em honra a São Sebastião Mártir.
Ainda no domingo, 21, à noite, ocorre a busca e divulgação dos novos casais festeiros. Henckes explica que a saída será na rua Visconde do Rio Branco, nos fundos do pavilhão, com caminhão e micro-ônibus disponível para pessoas cadastradas acompanharem a busca. Após os casais serão levados até o pavilhão para a tradicional valsa dos festeiros, apresentação oficial e lançamento da 149ª edição da festa.