Um morador de Venâncio Aires foi condenado pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo por estelionato. Segundo a denúncia, ele recebeu indevidamente os benefícios previdenciários pertencentes a sua avó, que faleceu em 1995.
A denúncia do Ministério Público diz que o morador de Venâncio, entre janeiro de 2018 a julho de 2020, enganou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebeu a pensão por morte e da aposentadoria de sua avó após o seu falecimento. Para isso, diz a denúncia, utilizou de procuração e atestado médico fraudados para fazer a comprovação de vida da avó. Ainda conforme o MP, o prejuízo aos cofres do INSS ultrapassou R$ 73 mil.
A denúncia foi aceita e o morador de Venâncio foi condenado a 3 anos de reclusão, pena que foi substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, fixada no valor de R$ 73.772,64.
Em sua defesa, o réu sustentou que seu objetivo era somente auxiliar sua mãe, quem de fato teria sido a autora do delito. O morador de Venâncio tem direito de recorrer da sentença.