Com o objetivo de formar docentes em cursos superiores de licenciatura e fortalecer a educação básica do Rio Grande do Sul, o programa Professor do Amanhã teve quase 4 mil inscritos para mil vagas presenciais em 11 universidades. Ao todo, o governo gaúcho aplicará R$ 76,8 milhões em quatro anos para bolsas em instituições comunitárias. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, além de bolsa de permanência de R$ 800, paga pelo Estado. Na região, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Universidade do Vale do Taquari (Univates) foram contempladas pelo edital.
Na Unisc, foram oferecidas 100 vagas: quatro para o curso de Ciências Biológicas, 15 para Geografia, 24 de História, 33 Letras/Português e 24 para Matemática. Conforme informado pela assessoria de imprensa da instituição, houve 182 inscritos e as matrículas ainda estão em andamento. De Venâncio Aires, são dois estudantes de História, um de Letras e um de Matemática. Já na Univates, de acordo com a assessoria de imprensa, para as 46 bolsas integrais em Letras-Português/Inglês, foram 148 inscritos. A maioria é de Lajeado, mas também há moradores de Estrela, Teutônia, Tabaí, Nova Bréscia, Muçum, Vespasiano Corrêa, Coqueiro Baixo, Colinas, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e Carlos Barbosa. De Venâncio, são três matriculados. As aulas começaram ainda em março.
Oportunidade
Entre os sete selecionados de Venâncio Aires, está Rafael Brenner, 39 anos. Morador do bairro Xangrilá, ele é funcionário público e trabalha como operário padrão. Está cursando Matemática na Unisc, em Santa Cruz. “O que me levou a fazer foi tentar uma nova oportunidade de vida, talvez uma mudança que virá para o bem. Vejo como uma oportunidade de trabalho e de evolução, tanto para quem será professor quanto para as escolas, porque há uma defasagem pela falta de professores”, avalia.
Sobre seguir a carreira de professor, Rafael Brenner revela que, em 2013, chegou a começar o curso de Educação Física na Unisc. Mas, com o nascimento da filha (Sofia, hoje com 9 anos), acabou ‘trancando’ a faculdade. “Agora, surgiu este novo projeto do Governo do Estado e decidi aproveitar a oportunidade.”
Diretora na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, uma das maiores de Venâncio Aires, Marinêz Weizenmann comemorou a implementação do programa. “Foi muito bom o governo ter lançado esse programa, porque existe uma defasagem de professores. Muitas vezes não tem na banca e esse programa de licenciatura gratuita vai ser importante. Que venham professores bons para ajudar a gente na educação.”
4.048 – foi o número de inscrições para o Professor do Amanhã em 11 universidades do estado.
Das mil vagas disponibilizadas, mais de 900 correspondem a Letras (370), História (275) e Matemática (258). A instituição que mais recebeu inscrições é a Universidade de Passo Fundo (UPF), com 1.192 candidatos para 100 vagas.