Moradores do Tabalar trabalham para reativar a associação do bairro

-

Com as atividades paralisadas desde 2016, a Associação de Moradores do Loteamento Primavera, no bairro Tabalar, deve ser reativada nas próximas semanas. É o que pretende o grupo de moradores que abriu, nesta semana, prazo para inscrições de chapas para a nova diretoria. Além disso, para este sábado, 6, a partir das 7h30min, está programado um mutirão para limpeza e reformas na sede, que está localizada ao lado da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tabalar.

Conforme Valcedir Porto, que fez parte da última diretoria, a expectativa é alta, pois será necessário reconstruir o prédio e os novos responsáveis ainda têm uma estrutura importante para preservar, com área verde e praça. “Não é pouca coisa”, completa. A moradora Roseléia Silva diz que ainda não há chapas inscritas, mas algumas pessoas se mostraram interessadas e, por isso, a esperança é de novidades positivas. “Para fazer um trabalho de reconstrução”, reforça.

Roseleia, Valcedir e Marisa são moradores que buscam ajuda para reativação (Foto: Leonardo Pereira)

Todos os moradores estão convidados para participar da eleição para escolha da nova diretoria e, também, para o mutirão. As inscrições de chapas seguem até quarta-feira, dia 17 de abril, e a assembleia geral ocorre na sede da associação, na quinta-feira, 18. Já a eleição está marcada para o dia 28 de abril, um domingo.

Além do mutirão deste sábado, ainda estão agendados eventos para os próximos fins de semana. No sábado, dia 13, deve ocorrer outro mutirão e, para o dia 20, está marcada uma galinhada. Para mais informações, os moradores podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99566-2071.

Prejuízos

Atualmente, a sede ainda está fechada e sofre com avarias ocasionadas pelos recentes temporais que atingiram a Capital Nacional do Chimarrão. O prédio tem telhas e janelas quebradas, além de problemas estruturais, principalmente em parte do solo, que cedeu após a ocorrência de infiltrações. Recentemente, a associação recebeu cimento e areia para reformas, com ajuda do então secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, vereador Sid Ferreira (PDT). Também na última semana, a vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) realizou pedido de providência quanto às reformas do prédio. Conforme Porto, é a terceira vez que a sede sofre com destelhamentos. “Nas últimas vezes, a Prefeitura e a Defesa Civil nos ajudaram”, lembra.

Após o temporal, houve destelhamento da sede (Foto: Leonardo Pereira)

História

• Diferente de outras associações de bairros que tiveram que buscar recursos para a construção de sedes, a Associação do Loteamento Primavera recebeu a sede pronta, entregue pela Prefeitura de Venâncio Aires, junto com as primeiras casas, em 1998.

• O primeiro presidente, de forma extraoficial, foi o líder comunitário Pedro Moreira. Já a primeira diretoria foi apresentada em 2003 (veja no box), encabeçada por Marisa Inês Becker Sehn. Segundo ela, no início foram reutilizados móveis antigos e recebidas doações de talheres e panelas. “Já fizemos diversos bailes, festas e reuniões da Uamva [União das Associações de Moradores de Venâncio Aires]. Até escolhas da corte da Garota Uamva foram realizadas aqui”, destaca.

• No entanto, com uma dívida acumulada por diversos anos, a associação encerrou as atividades em 2016. O último presidente, eleito para 2014/15 e que deu prosseguimento em 2016 – pela falta de chapas inscritas -, foi Djalma da Silva. “É difícil a inserção de novos membros e moradores para participar. Mas é uma realidade de todos os bairros”, conclui Marisa.

• Mais recentemente, a associação teve a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), instituições que são ‘vizinhas’, para atividades no bairro, principalmente envolvendo crianças, desde escolinhas até mutirões para recolhimento de lixo e plantio de árvores.

Primeira diretoria

• Presidente: Marisa Inês Becker Sehn

• Vice-presidente: Flávio Faleiro

• Tesoureira: Lia de Azevedo

• Vice-tesoureiro: Volnei Roberto Sehn

• Secretária: Zanira Aparecida Facchi

• Vice-secretária: Cleonita Maria de Andrade

Novos brinquedos

• Nesta semana, o bairro Tabalar teve a confirmação de uma emenda impositiva no valor de R$ 20 mil da bancada do PSB na Câmara de Vereadores. O objetivo é a instalação de brinquedos na área verde do bairro, com a finalidade de proporcionar lazer e qualidade de vida às crianças e aos moradores. A iniciativa será realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido