Este ano será de retomada para a Mostra Venâncio-Airense de Cultura e Inovação (Movaci), que ocorre em sua 8ª edição no campus de Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Depois de cinco anos sem a realização – por falta de recursos e devido à pandemia de Covid-19 -, o evento volta com três dias de programação, de 30 de agosto a 1º de setembro.
A abertura será nesta quarta-feira, 30, às 13h30min, e estão confirmadas presenças de estudantes, professores e vários convidados, como o reitor do IFSul, Flávio Nunes, pró-reitores e os diretores dos 14 campi do IFSul, além de prefeitos e autoridades de Venâncio Aires e municípios da região, como Vera Cruz, Vale Verde, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão e Taquari. Na ocasião, haverá apresentações musicais e o professor e coordenador da Movaci, Cristian Oliveira da Conceição, fará uma palestra sobre ‘O quanto nossa mente nos engana’.
A Movaci tem como objetivo incentivar a produção científica, tecnológica e cultural, com o estímulo aos estudantes e seus professores na realização de projetos de iniciação científica, inovação tecnológica, capacitação de projetos e promoção de momentos de troca de experiências ou saberes entre alunos e docentes das diversas áreas do conhecimento. A mostra terá apresentações de trabalhos, oficinas e a realização da 3ª edição da Competição de Robótica do Campus Venâncio Aires (Chimabots), que ocorreu pela última vez em 2019. Na robótica, participam 11 projetos e 39 estudantes.
As atividades são todas gratuitas e abertas à comunidade, principalmente estudantes de Ensino Fundamental, Médio, Técnico de Nível Médio e Cursos Superiores das redes pública e privada. Durante os dias de programação, estarão disponíveis espaços de interação e entretenimento no Bloco de Convivência, com atividades como sala de jogos, papercraft, Just Dance e Mario Kart.
Organização
Segundo o coordenador da Movaci, Cristian Oliveira da Conceição, que esteve ontem no programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, esta edição será a de menor investimento, mas de contínua qualidade. A expectativa, que era de 60 projetos selecionados, foi superada, com 116 no total, sendo 84 do Ensino Médio e 32 do Ensino Fundamental. “Foi colocado o máximo de projetos que dava, nosso limite era 120, mas todos que entraram nos critérios, foram selecionados. Não imaginava que depois de tanto tempo sem a Movaci, teríamos a participação de 12 municípios. Está sendo muito legal”, afirma.
Conceição explica que a feira deve recomeçar para se tornar cada vez mais grandiosa. “Tudo é feito com a participação dos alunos: o site, troféus, medalhas e a maior parte da organização”, diz. Este ano, foi criado um grupo no WhatsApp com os projetos selecionados para repassar orientações e os destaques premiados serão classificados para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre em outubro, em Novo Hamburgo.
O coordenador do evento enfatiza também o fato de a Movaci ser no próprio campus, o que se distancia do Centro da cidade, mas que tem o objetivo de tornar o espaço mais visível e que as pessoas possam conhecer o trabalho do IFSul. “Mostrar que é algo gratuito e público disponível para todos”, destaca.
- 116 – É o número de projetos selecionados para a edição deste ano, contemplando 261 estudantes e 87 orientadores de 12 municípios.
“A mostra trabalha com a comunidade e os alunos que as coisas não nascem prontas. Há todo um processo, com estudo, pesquisas, investimentos e fomento à ciência. É importante começar com esta galera mais jovem.”
CRISTIAN OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO
Professor do IFSul e coordenador da Movaci

Programação
Quarta-feira, dia 30 de agosto
- Das 8h às 12h – Montagem e recepção
- 13h30min – Abertura
- Das 15h15min às 17h15min – Início das apresentações de trabalhos
Quinta-feira, dia 31 de agosto
- Das 8h às 12h e das 13h às 17h30min – Apresentações de trabalhos e Chimabot
Sexta-feira, dia 1º de setembro
- Das 8h às 12h – Apresentações de trabalhos
- Das 13h30min às 15h – Mostra de talentos
- Das 15h30min às 17h – Premiação da Movaci
Oficinas
- Jogos e as múltiplas inteligências: quarta à tarde e na quinta durante todo o dia.
- Orientação espacial: quarta à tarde e na quinta durante todo o dia .
- Libras: Língua Brasileiras de Sinais: quinta durante todo o dia.
- Orientação profissional: quarta à tarde e na quinta durante todo o dia.
- Oficina de leitura e contação de histórias: quarta pela manhã e quinta à tarde.
- Inglês com jogos: quarta à tarde e quinta pela manhã.
- Oficina de teatro: sexta pela manhã (duas turmas).
- Espaço Dance e Fitness – Lucas Brown: sexta pela manhã.