A vacinação contra influenza (gripe) segue em campanha até o dia 3 de junho, quando todos os grupos prioritários podem se imunizar em qualquer posto de saúde que tenha sala de vacinação. São eles: idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias), trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, integrantes das Forças de Segurança e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
A enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Venâncio Aires, Janete Fernandes de Souza, relata que a procura pela vacina contra gripe ainda é baixa e poderia ser maior. “Está tudo muito tranquilo e devagar, nem chega a formar filas.” Com a situação, Janete acredita que a campanha poderá ser prorrogada, para atingir mais pessoas dos grupos prioritários. “Será uma decisão do Governo Federal, mas como a baixa procura é geral, acredito que possa acontecer, ou já vão liberar para a livre demanda”, afirma. Até o momento, não há mais mutirões e programações especiais de vacinação programadas em Venâncio Aires.
Sarampo
Junto com a campanha contra influenza, ocorre a 8ª Campanha de Seguimento contra o Sarampo. Podem se vacinar profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.
- Até agora, já foram vacinados 5.678 idosos (41%); 576 trabalhadores da saúde (36%); 145 trabalhadores da educação (19%); 611 crianças (17%); 32 gestantes; e 638 pessoas de outros grupos.
Saiba mais
- Para fazer qualquer vacina, é necessário levar carteira de vacinação, um documento e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de documento que comprove a condição, por exemplo, se for profissional da educação, deve comprovar a atuação na área.
- A enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Prefeitura, Janete Fernandes de Souza, alerta que adultos não precisam mais fazer intervalos entre a vacina da Covid-19 e qualquer outra vacina. Já as crianças devem manter um intervalo de 15 dias.
Postos que vacinam contra influenza
- Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Caic, Coronel Brito, Macedo, Mariante, Tabalar, Santa Tecla e Gressler.
- Unidades de Saúde do bairro Gressler, Santa Tecla, Cruzeiro (antigo posto PAM) e Central.
- No interior, nas Unidades de Saúde de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro, Linha Tangerinas/Vila Arlindo e Vila Santa Emília.