Nem todas as pessoas com coronavírus necessitam de internação hospital. Fato ou fake?

-

Em meio à preocupação para conter a proliferação do Covid-19, uma série de informações falsas ou sem evidências científicas acabam sendo compartilhadas pelas redes sociais. Para auxiliar os leitores a saber o que é verdade e é fake (falso), a Folha do Mate inicia a seção ‘Folha confere’. Leitores que quiserem esclarecer dúvidas ou sugerir abordagens podem entrar em contato com a redação do jornal, pelo WhatsApp 98943-4110.

Nem todas as pessoas com coronavírus necessitam de internação hospital

Assim como em uma gripe, há casos mais simples e outros complexos. A médica Ana Amélia Maciel explica que, na maioria dos casos, o isolamento em casa, com as medidas de controle da dor e febre, são suficientes. A internação ocorre quando o paciente apresenta um quadro mais grave, com dificuldade para respirar.

Ambev está distribuindo álcool gel para a população

A empresa, de fato, está produzindo álcool gel para hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No entanto, a mensagem que circula pelas redes sociais e pede para as pessoas informarem o CPF, para receber o produto, é falsa. A Ambev esclarece que o álcool gel produzido “não está sendo distribuído para pessoas físicas, assim como também não está à venda e não há links oficiais disponíveis além de nossos canais oficiais.” A empresa ainda alerta: “Ao clicar em um link desta mensagem, seus dados poderão ser roubados por pessoas mal-intencionadas que estão se aproveitando de nossa ação.”

Uma pessoa contaminada transmite o vírus por 14 dias

De acordo com a médica Ana Amélia Maciel, a partir dos primeiros sintomas, o tempo de transmissão do coronavírus é de 14 dias. Por isso, a orientação é de que os pacientes fiquem em isolamento, sem contato com outras pessoas, nesse período. A médica observa, no entanto, que alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma. Por isso, mesmo sem nenhum sinal da doença, a importância de respeitar os dias de quarentena, ficar em casa e adotar as medidas de prevenção, como não tocar as mãos no rosto, lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel.

LEIA MAIS:

Gargarejo com água e vinagre ou tomar chá quente mata o coronavírus? Fato ou fake?



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido