Às vésperas de comemorar 133 anos de história, Venâncio Aires viveu dias de muito sofrimento e perdas com as fortes chuvas que resultaram em uma enchente, já considerada histórica. Desta vez, não houve jeito, a Capital do Chimarrão além das perdas materiais, registrou mortes.
No entanto, diante do cenário que assolou também dois terços do Estado do Rio Grande do Sul, o trabalho de voluntários e de equipes profissionais, possibilitou que outras centenas de vidas fossem salvas. E é por isso, que o prefeito Jarbas da Rosa e a vice-prefeita Izaura Landim, solicitaram as igrejas católica e evangélica, a realização de um culto ecumênico, no dia 11 de maio, dia do aniversário do município. A cerimônia vai acontecer, às 9h, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. Aberto ao público, o culto será ainda um convite para quem quiser fazer suas doações de alimentos aos atingidos.
“Não teremos Fenachim, não teremos o bolo comunitário, nem outras programações pensadas para comemorar os 133 anos de Venâncio. Tudo isso ficou pequeno demais diante de tanta angústia e luta para salvar pessoas das enchentes e deslizamentos. Teremos sim, um momento de espiritualidade, abraçado por nossas igrejas, unindo as religiões para agradecer, pedir e homenagear”, afirma o prefeito. Na fala, Jarbas lembra a importância de agradecer pelo trabalho eficiente de tantos profissionais e voluntários que atuaram nos resgates de moradores e no salvamento de móveis e animais, também de rezar pelas vítimas, em especial, do casal de idosos encontrados mortos, em Picada Mariante, interior do município e para que a comunidade tenha ainda mais coragem para recomeçar.
A programação será transmitida pelas páginas do Facebook da Prefeitura de Venâncio Aires e da Paróquia São Sebastião Mártir, a partir das 9h.
Fonte: AI Prefeitura