São muitos os relatos que chegam até a reportagem da Folha do Mate de furtos de hidrômetros, fios de cobre, relógios de energia e portas e grades de proteção das caixas de registro das residências. Desde a semana passada, já foram mais de dez hidrômetros furtados, e diariamente são feitos registros na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de outros furtos simples. A população faz cobranças aos órgãos de segurança por ações efetivas para capturar os receptadores destes materiais.
Um morador do Centro registrou na manhã desta quinta-feira, 9, o furto de fiação elétrica entre o poste de luz e o medidor de energia de duas residências próximas, além dos receptadores danificarem o medidor de energia e a caixa que resguarda os equipamentos. Os sinistros foram na rua 1º de Março.
Na tarde desta terça-feira, 7, foi registrado um furto de fios e cabos, desta vez, na sede da Associação de Moradores, de Linha Antão. São cerca de 20 metros fios que ligam à rede elétrica que foram furtados. Também nesta semana, na tarde da segunda-feira, 6, foi registrado boletim de ocorrência de um segundo furto no Esporte Clube Santa Tecla, que teria acontecido no domingo, à noite. Na semana passada já foram furtados os fios de eletricidade e tomadas elétricas, e desta vez, foram furtados mais fios de cobre e tomadas elétricas, além de uma torneira elétrica. Vizinhos do local deram indícios dos suspeitos.
O tenente Altermann, da Brigada Militar, afirma que seguidamente são feitas rondas e ações de fiscalização em pontos de reciclagem do município com o objetivo de capturar os criminosos, já que são estes locais que costumam receber os objetos furtados. As ações são feitas em conjunto com o Município e a Polícia Ambiental.
As prisões dos indivíduos responsáveis por estes pequenos furtos são complicadas, segundo Altermann, devido a dificuldade em identificar os materiais como sendo furtados. “Precisamos que a população faça o registro, que por vezes, não é feito.”