Nova secretária de Meio Ambiente atualiza situação da Usina de Triagem

-

A nova secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, foi uma das entrevistadas do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, de segunda-feira, 15. A titular da pasta é servidora de carreira e falou sobre o assunto mais ‘quente’ dentro da secretaria nas últimas semanas: a Usina de Triagem, em Linha Estrela, no interior de Venâncio Aires.

“Busquei fazer algumas alterações já na segunda-feira da semana passada (dia 8). Nós já terceirizamos as horas-máquina para que isso aconteça mais rápido. Não está ficando quase nada no local”, enfatizou. A medida foi adotada para evitar que cenas como as registradas há um mês se repitam. À época, a reportagem de Folha do Mate e Rádio Terra FM constatou o acúmulo de lixo no local onde deveria acontecer a triagem, o que transformou a usina em um lixão a céu aberto.

Atualmente, segundo Carin, a situação é diferente, mas ela alerta que o processo pode ser mais ainda mais célere: “A ideia é que a gente tenha agilidade no transporte, para que não fique material acumulado.”

“Não podemos admitir que aquilo vire um lixão.”

CARIN GOMES
Secretária de Meio Ambiente

Licitação é mais demorada

O processo de contratação emergencial, aberto logo após a rescisão de contrato com a CRC Cooperativa de Catadores dos Vales Taquari e Rio Pardo, não chegou a nenhum resultado efetivo. Conforme a secretária, “as empresas que participavam não tinham a documentação para se habilitarem”.

Por isso, a alternativa que resta ao Meio Ambiente é providenciar uma licitação tradicional, que é mais demorada e aberta para qualquer empresa que queira participar.
Antes de ser divulgado o edital, é necessário criar um termo de referência sobre como o trabalho deve ser executado. Por isso, ainda não há prazos em relação à contratação, mas Carin Gomes disse que espera que ocorra o quanto antes.

Melhorias na estrutura

Além da busca por um prestador de serviços na Usina de Triagem, também está entre os objetivos da pasta realizar melhorias na estrutura do local. A aposta é que este avanço estrutural otimizaria a reciclagem e diminuiria custos. Para Carin, este é o momento adequado para as reformas. Perguntada se há a possibilidade de mudar a triagem para outro local, a secretária respondeu que o Meio Ambiente ainda está estudando a melhor estratégia.

Relembre a linha do tempo da Usina de Triagem

  1. Em setembro de 2019, a CRC Cooperativa de Catadores (então Cootralto) assume os trabalhos na Usina de Triagem.
  2. Em fevereiro de 2024, a Prefeitura rescinde o contrato com a cooperativa, alegando problemas na segurança do trabalho e baixa produtividade.
  3. Após a rescisão, é aberto um processo de contratação emergencial.
  4. Em março, o jornal Folha do Mate e a Rádio Terra FM publicam matéria constatando o acúmulo de lixo na usina.
  5. A Recimak entra com um pedido de impugnação do processo de contratação, que havia selecionado a empresa Hampel Vilela Engenharia, de Porto Alegre.
  6. Em abril, a Prefeitura informa que uma nova licitação será aberta e afirma que nenhuma empresa da contratação emergencial apresentou documentação adequada.
  7. Carin Gomes assume a Secretaria do Meio Ambiente no lugar de Nilson Lehmen.

Confira a entrevista na íntegra:



Juan Grings

Juan Grings

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Repórter na Folha do Mate e na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido